A nova sede global da Colder Products Company (CPC) precisava que o design do forro fosse mais do que uma peça central para transmitir sua cultura inovadora aos funcionários, clientes e visitantes. A empresa encarregou a Hagen, Christensen, & McIlwain Architects de desenvolver um elemento que inspirasse movimento e estabelecesse conectividade entre todos os ambientes, desde os escritórios até as salas de descanso, não apenas em um, mas em dois andares. O rio Mississippi, que sempre simbolizou o estado, serviu de inspiração ao criar um fluxo por todo o edifício.
O desafio consistia em capturar os fluxos, refluxos e curvas naturais e assimétricas do rio e, ao mesmo tempo, incorporar tudo isso a um espaço que, em última análise, deveria ter bordas em linha reta onde os forros encontravam as paredes. Criar a fluidez da intenção do design exigiu emendas mínimas e linhas visíveis, um desafio ainda maior considerando a grande área da superfície a cobrir no projeto. Além disso, o design e a instalação do forro da CPC ocorreram em um momento em que projetos de ambientes construídos priorizavam a sustentabilidade, a eficiência de recursos e soluções para a escassez de mão de obra.
O projeto da CPC se encaixou naturalmente no serviço de design e pré-construção da Armstrong, o PROJECTWORKS, essencial para simplificar a complexidade de centenas de “peças móveis”. Para o projeto do rio, utilizou-se 1.200 m de acabamento perimetral curvo e reto de AXIOM Classic. O projeto também incluiu painéis de forro ULTIMA Lay-in e Tegular, instalados em um sistema de suspensão T exposto SUPRAFINE XL de 9/16 pol.
Colaboração e execução do projeto

Os desenhos arquitetônicos chegaram ao especialista em CAD da Armstrong, Sean Fordyce, que usou o software de design interno PROJECTWORKS para ajustar o layout do AXIOM, alinhando-o perfeitamente com os recursos de fabricação e curvatura.
“Foi um desafio emocionante, exigindo que eu examinasse e ajustasse cada segmento curvo ao longo do projeto antes de otimizar”, disse Fordyce, que considera a obra da CPC uma das cinco mais difíceis. “Como havia muitas variações de curvas e raios, usei para minimizar ranhuras. Consegui criar um desenho que capturasse a intenção do algumas técnicas design e que estivesse apenas alguns centímetros distante do original.”
Depois que o arquiteto aprovou as revisões, o PROJECTWORKS otimizou o AXIOM, reposicionando os locais das emendas em todo o espaço para utilizar comprimentos máximos de material com o tamanho padrão. Isso ajudou a minimizar desperdícios e locais de emendas indesejáveis, garantindo transições claras entre acabamentos perimetrais curvos e retos.

O pacote de desenhos do PROJECTWORKS incluiu uma análise detalhada da localização de cada segmento AXIOM, rotulando-os individualmente. Esse pacote, por sua vez, combinou com um cronograma de corte de fabricação otimizado, detalhando a ordem de corte mais eficiente para produzir a menor quantidade de descarte. O AXIOM foi pré-cortado e pré-dobrado de acordo com as especificações do desenho e chegou em um arranjo codificado por cores, o que simplificou a instalação para o empreiteiro.
Devido às áreas complexas, algumas modificações em campo foram necessárias e comunicadas ao instalador. “Dos 380 m2 de AXIOM – o que equivale a mais de 400 peças – apenas duas tiveram que ser ligeiramente aparadas para a instalação, o que pude identificar facilmente graças ao modelo em tamanho real fornecido”, disse Josh Finch, responsável pelo projeto da Architectural Sales of Minnesota, que instalou o forro. “Em 20 anos de instalação de forros, esta foi provavelmente a segunda mais difícil. O que a Armstrong conseguiu com a simples codificação por cores dos materiais embalados fez uma enorme diferença.”
Com o fornecimento de materiais altamente organizados em caixas designadas para determinados espaços e desenhos claramente identificados por números, letras e cores, o PROJECTWORKS e o uso do AXIOM pré-fabricado proporcionaram economia significativa de tempo e custos e reduziram o desperdício de material. Os arquitetos do projeto, Matthew Lysne e Nick Lager, disseram que foi um esforço colaborativo e valorizaram a maneira como a equipe do PROJECTWORKS entendeu sua visão ao manter a estética do design.
“Trabalhar com o PROJECTWORKS foi uma ótima experiência, e eles atenderam completamente à nossa intenção de design”, disse Lager. “Eles entenderam e concretizaram nossa intenção de adotar um ambiente de escritório rígido e criar um movimento natural que fluísse por todos os dois andares”, concluiu.