O Colégio Bandeirantes, localizado na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, inaugurou em fevereiro de 2023 um novo prédio de 12 pavimentos e cerca de 12 mil m2. Quem assina o projeto é o escritório aflalo/gasperini arquitetos, enquanto a arquitetura de interiores foi concebida pela arquiteta Denise Barreto com mobiliário e elementos personalizados pela SCA Jardim Europa.
As instalações incluem salas de aula mais amplas e com flexibilidade para mudanças de layout. Por se tratar de um projeto de expansão, uma solicitação da instituição educacional foi também dedicar atenção a áreas como biblioteca, refeitório, auditório, espaços de convivência e quadra descoberta.
Concebido em etapas de implementação, a expansão tem a finalidade de transformar a escola tradicional, com edificações originais dos anos 1930 e 1970. Isso porque o Colégio Bandeirantes solicitou aos arquitetos uma configuração que atenda às novas necessidades do educacionais, além de incluir na grade oferecida o Ensino Fundamental 1.
Projeto de interiores
O projeto de arquitetura de interiores segue linguagem que se repete nos andares, porém, com detalhes singulares para garantir a individualidade em cada pavimento. Neste caso, a arquiteta Denise Barreto decidiu não optar por uma linha específica da SCA Jardim Europa, mas solicitou à marca o desenvolvimento de mobiliário e elementos personalizados.
Entre os produtos adotados estão painéis de madeira, portas invisíveis, além de interfaces com outros materiais. Todos fazem parte do catálogo corporativo da empresa.
Segundo a SCA Jardim Europa, a somatória de todas as linhas de painéis e perfis com melhor resistência está disponível para a execução de projetos assinados, a exemplo do Colégio Bandeirantes. Isso permitiu a execução de acabamentos extremamente resistentes, sobretudo os revestimentos de cantos nas paredes.
O piso voltado à área de esportes também foi desenvolvido integralmente pela SCA Jardim Europa. O andar inclui armários coloridos, todos os painéis de parede, além dos painéis personalizados para os elevadores. Outro piso personalizado pela marca foi 11º, área voltada aos esportes, nos tons azul e branco, que se repetem do chão ao teto.
SCA Jardim Europa _Divulgação
Ensino de qualidade
A paleta de cores foi selecionada para que cada andar tenha identificação imediata pelos alunos e visitantes. Já os espaços utilizados para atendimento a famílias ou visitantes, por exemplo, receberam boiseries em madeira. O material adotado estrategicamente confere sensação de aconchego e acolhimento.
A segunda e terceira fase de obras estão sendo planejadas. Preveem a ampliação do edifício principal, incluindo um teatro com arquibancada retrátil e a construção de um grande bloco elevado sobre pilotis, destinado ao ginásio esportivo.
O Colégio Bandeirantes amplia suas instalações e se prepara para atender uma demanda cada vez maior por ensino de qualidade desde os primeiros anos de vida. A iniciativa também contribui para a renovação da arquitetura da região, trazendo um olhar contemporâneo e inovador à paisagem urbana.
SCA Jardim Europa _Divulgação