Negócios

PROFIS Engineering, da Hilti, traz segurança e produtividade

Imagens: Divulgação Hilti 

Projetar e construir estruturas de concreto com a ajuda da tecnologia pode trazer muitos benefícios, entre os quais garantia de qualidade ao projeto e segurança aos operadores durante a execução da obra. Soma-se a isso maior capacidade produtiva e sustentabilidade no canteiro, graças à eliminação de desperdício de materiais. 

O cálculo de ligações estruturais aço-concreto ou concreto-concreto é uma parte fundamental na engenharia civil, pois suas aplicações são bastante comuns e exigem um alto grau de precisão e confiabilidade.

“Muitos projetistas de estruturas ainda preferem optar por cálculos manuais ou pelo uso de tabelas de carga simples, fornecidas pelos fabricantes, quando vão definir as ligações estruturais de seus projetos em aço ou concreto. Outros ainda utilizam a própria experiência para definir a quantidade de vergalhões pós-instalados, seus embutimentos e a ancoragem química, porém, na maioria das vezes, essa especificação é feita com muita sobra”, alerta Paulo Bellintani, gerente de Normas e Aprovações na Hilti Brasil, acrescentando que a quantidade de pontos de ligação necessária acaba sendo superestimada ou até mesmo feita com produtos sem aprovação estrutural. 

Com o avanço da engenharia estrutural e dos requisitos de segurança, é preciso que os cálculos sejam realizados de maneira mais assertiva e econômica. Além de serem baseados em sistemas ou métodos comprovados, recomenda-se o uso de ferramentas que atendam a uma série de exigências rigorosas capazes de seguir normas de qualidade e desempenho.

Por isso a Hilti, pioneira neste setor, há quatro anos desenvolveu o PROFIS Engineering. Trata-se de um software que ajuda no cálculo das ligações de aço em estruturas de concreto ou de concreto novo com o antigo, com interface inovadora e ferramentas até então não utilizadas. Com mais de 100 mil usuários, de acordo com a companhia, ele já está presente nas principais empresas de engenharia do mundo, sendo utilizado como padrão para o cálculo de ancoragens pós-instaladas.

“Ele foi desenvolvido para realizar rapidamente os extensivos cálculos e fazer análises detalhadas, que os engenheiros devem levar em consideração ao projetar as conexões estruturais para suas aplicações”, explica Bellintani.  Utilizando algoritmos personalizados para analisar a distribuição e o efeito das tensões em todos os elementos que fazem parte destas ligações, a ferramenta permite maximizar a eficiência da união entre dois materiais estruturais essenciais. 

O software foi criado com o objetivo de reduzir o tempo de cálculo das estruturas de concreto em pelo menos 50%, assim como otimizar o desenho de toda a ligação (chumbadores, placas de base, soldas, entre outros) ao melhor nível possível de desempenho. Além disso, com ele é possível diminuir também o custo com materiais e mão de obra, sendo um dos mais utilizados em sua categoria, segundo o fabricante.

 Melhores aplicações permitem uma melhor construção. Veja outros benefícios oferecidos pelo Profis Engineering, no site da Hilti: 

https://www.hilti.com.br/content/hilti/W2/BR/pt/business/business/engineering/profis-engineering-suite.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.