Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Negócios

Prévia da ABF mostra crescimento de 6,9% das franquias e expansão em unidades e redes

ABF

A abertura de novos modelos de negócio em unidades e redes  deve registrar um crescimento em relação ao ano anterior.

 A melhoria de alguns indicadores econômicos, especialmente o Índice de Confiança Empresarial e o PIB, junto com a chegada de novas redes e a abertura de unidades com novos modelos de negócio, impactaram positivamente o setor de franquias em 2019.

Pelo segundo ano consecutivo, os dados parciais da  Associação Brasileira de Franchising – ABF, mostram uma expansão mais intensa em termos de unidades em operação e o aumento no reflexo de empregos diretos do setor que chegou a 4,8%,  cerca de 1,34 milhão.

Para André Friedheim, presidente da ABF, 2019 foi um passo importante para o reaquecimento da economia brasileira que teve início no fim de 2018. “Nem por isso deixamos de encarar alguns desafios e os altos e baixos típicos de um período de recuperação. O setor mostrou sua solidez, expandindo sua base instalada, aprimorando sua eficiência, adequando seu mix de produtos e serviços de forma a atrair e reter um consumidor com renda ainda comprimida”, disse o presidente.

O desempenho dos segmentos – casa, construção, comunicação, informática e eletrônicos, alavancaram o setor como um todo. O movimento de expansão das unidades de franquia, que atingiu 5,1% em 2019, foi motivado por alguns fatores como aumento do número de investidores em franquias, a melhoria do Índice de Confiança Empresarial e o quadro econômico de forma geral.

Modelo de Sucesso

ABF
Hoje a empresa é conhecida como a maior fabricante de piscinas em P.R.F.V. (poliéster reforçado com fibra de vidro) do mundo e está presente com indústrias e franquias em mais de 40 países. Foto: Acervo.

A iGUi, maior fabricante brasileira de piscinas, é um exemplo de case que se tornou rede. Iniciou suas atividades em Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul, em 1995, e em dez anos expandiu seus negócios para a América Latina, mesmo ano em que entrou no mercado de franquias. O ano passado conquistou pelo sétimo ano consecutivo o Selo de Excelência em Franchising. A marca foi agraciada este ano com o SEF na Categoria Máster – que congrega redes com no mínimo 30 franqueados, 60 unidades e operam no setor há mais de 10 anos. Hoje é conhecida como a empresa nacional com maior número de lojas franquiadas do mundo abrindo várias franquias e conquistando a confiança do mercado.

Drible na crise

Os novos modelos de negócio, especialmente o home based ou “baseado em casa”, modelo de atividade profissional que permite que o colaborador execute em casa todas as tarefas que são praticadas diariamente no local de trabalho, também ampliou em unidades a facilitação no ingresso de empreendedores com baixo capital inicial de investimento.

Por se tratarem de unidades de pequeno porte, esses modelos demandam investimentos menores por parte do operador. E o melhor: os mais variados segmentos do franchising possuem franquias home-based. Da alimentação (normalmente organizada no formato de delivery), à estética, ao turismo e todo setor formatado em agências.

Os dados da ABF mostram que o setor continua atraindo muitas empresas, nacionais e internacionais, tanto que o total de redes de franquia em operação no País deve crescer 1,4% em 2019. “O Brasil continua a ser um mercado importante, em virtude de suas dimensões, população e características econômicas e sociais. Com isso, novas marcas continuam a chegar, além de empresas já tradicionais que adotam o sistema para acelerar seu processo de expansão com menor necessidade de capital como pudemos constatar na ABF Franchising Expo 2019“, afirma o diretor executivo da ABF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.