A Portobello, referência em revestimentos cerâmicos, acaba de lançar um novo material para profissionais que buscam por certificações sustentáveis. O material detalha como os produtos e a tecnologia podem contribuir para certificações reconhecidas internacionalmente, como LEED®, GBC Brasil Casa & Condomínio®, AQUA-HQE™ e EDGE.
A publicação foi criada com o propósito de ajudar clientes e profissionais do setor a compreenderem os benefícios e a aplicabilidade dessas certificações em seus projetos, além de mostrar quais categorias e pontuações os produtos da marca podem contribuir no placar.
Em um momento em que a sustentabilidade se torna cada vez mais crucial para a construção civil, o propósito da Portobello é reforçar seu compromisso com práticas responsáveis. “Temos um compromisso de longa data com a sustentabilidade, somos uma marca comprometida com a inovação e a eficiência em todo nosso processo produtivo”, afirma Marcos Reis, diretor comercial da Portobello.
Inclusive, no site da empresa é possível acompanhar com transparência os relatórios de sustentabilidade. “Nosso objetivo é oferecer aos clientes produtos que atendam aos mais altos padrões de qualidade para que realmente contribuam para um futuro mais responsável”, acrescenta Reis.
O book explica em quais categorias os produtos Portobello se encaixam para obtenção de certificações de construção sustentável, como o LEED® v4 ou v4.1, destacando créditos em áreas como materiais e recursos, qualidade dos ambientes internos, requisitos sociais, canteiro de obras e produtos, sistemas e processos construtivos.
Para as certificações GBC Brasil Casa & Condomínio®, o material mostra como os produtos são adaptados à realidade brasileira, promovendo um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e uso sustentável dos recursos naturais.
O compromisso da Portobello com a sustentabilidade também é evidenciado na certificação AQUA-HQE™, em que seus produtos podem atender a diversos critérios para edifícios residenciais e não-residenciais.
Além disso, a certificação EDGE, promovida pela International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial, é destacada por sua ênfase na eficiência energética e hídrica.
Segundo Marcos Reis, a sustentabilidade não é apenas uma tendência, visto que a Portobello é uma empresa cada vez mais sustentável e protagonista neste movimento.
Há que se considerar que a conscientização sobre a importância da preservação ambiental tem impulsionado o desenvolvimento de novas tecnologias e materiais amigáveis ao meio ambiente. Por isso, as certificações tem atraído investidores interessados em construções sustentáveis, proporcionando incentivos fiscais significativos para escritórios e construtoras.
Os benefícios ao utilizar produtos sustentáveis incluem ainda eficiência operacional, redução de custos e aumento da visibilidade da marca.
Para acessar o Book de Certificação de Construção Sustentável e conhecer mais sobre as contribuições dos produtos Portobello para as certificações para construção verde, visite o site oficial da empresa e
Baixe o Relatório de Sustentabilidade