Pensado não apenas para promover beleza ao espaço, mas também a integração da edificação com o meio circundante e o conforto térmico/acústico, o projeto paisagístico influencia diretamente na forma com que nos sentimos em um ambiente construído, melhorando o nosso humor e bem-estar.
Longe de ser apenas uma crendice, diversos estudos tem sido desenvolvidos sobre o assunto, a exemplo do realizado em 2010 pela professora de Ciências Vegetais e Ambientais da Universidade Norueguesa de Ciências da Vida, Marianne Gonzalez, que ao longo de 3 meses submeteu 28 pessoas diagnosticadas com depressão a um programa de horticultura terapêutica obtendo uma regressão significativa no quadro depressivo dos pacientes ao término do estudo.
A influência positiva da natureza sobre nós, também é objeto de estudo da psiquiatra e psicoterapeuta britânica Sue Stuart-Smith que afirma em seu livro The Well Gardened Mind – A Mente Bem Cultivada, em tradução literal – que a vida moderna nos desconecta de nossa natureza primitiva sendo resgatada no contato com o ritmo lento das plantas: “A jardinagem envolve processos existenciais profundos que nos permitem ter quietude para ouvir nossos pensamentos”.
Não é por acaso que empresas em todo o país tem investido na implantação de espaços verdes em seus locais de trabalho, buscando contribuir com o bem-estar dos seus colaboradores e melhorando a produtividade.
Um case que ilustra bem essa nova realidade foi o projeto desenvolvido pela Laurent Troost Architectures para um escritório de arqueologia em Manaus que integra jardins de inverno e paredes verdes à sala de reunião, buscando das mais leveza e conforto climático ao ambiente em meio ao clima tropical do Amazonas. Nesse sentido, a paisagista Ñana Guimarães declara que além do fator estético, ambientes com plantas garantem maior frescor e qualidade do ar.
Para os que buscam fazer o mesmo em casa ou local de trabalho, é importante consultar um especialista em paisagismo de modo a definir as espécies de plantas mais indicadas para o local, além do melhor posicionamento no espaço de modo a garantir que elas recebam a ventilação e iluminação solar adequadas para perdurarem por muito mais tempo.