A Cosentino, líder mundial na produção de superfícies sustentáveis para arquitetura e design, mais uma vez se coloca na vanguarda de seu setor ao lançar seu primeiro relatório de tendências globais para arquitetura e design. “Shaping Tomorrow: Future Design & Architecture” é um estudo inspirador ambicioso que serve como um guia essencial para profissionais e entusiastas do design que buscam permanecer na vanguarda das tendências mais inovadoras e transformadoras.
Em suas mais de 400 páginas, o livro identifica e estrutura cinco macrotendências principais: Origem, Refúgio, Natureza, Urbano e Maravilha. Cada capítulo explora seus conceitos por meio de textos informativos, painéis de humor inspiradores, palavras-chave, microtendências, estudos de caso do mundo todo, seleção de materiais e entrevistas com designers, arquitetos e criativos renomados que compartilham como aplicar essas novas perspectivas de design. Da mesma forma, para dar vida às novas ideias de vida e arquitetura, à cartela de cores e aos materiais mais modernos, trabalhamos com artistas digitais, ilustradores, fotógrafos e estilistas, que interpretaram visualmente as cinco tendências, conectando a teoria à prática.
Entre os diversos profissionais participantes e as entrevistas apresentadas na publicação estão figuras relevantes como os designers britânicos Tom Dixon e Tom Faulkner; A designer Serena Confalonieri, de Milão; Kathryn Gustafson, fundadora da Gustafson Porter + Bowman; O designer mexicano Fernando Laposse; Ana Milena Hernández Palacios e Cristophe Penasse do estúdio Masquespacio; o arquiteto brasileiro João Armentano ou os espanhóis Patricia Bustos, Héctor Ruiz Velázquez e Javier Jiménez Iniesta do Studio Animal.
O relatório pode ser baixado em: www.cosentino.com/landings-es/trend-report-2025-2026/
Cinco tendências macro principais:
- Origem – Voltando para casa: A cultura, a arquitetura, a culinária e a moda locais moldam nossos gostos, valores e crenças à medida que envelhecemos. Em um mundo com ambientes em constante mudança, projetar tendo as origens em mente cria uma conexão emocional mais forte e abraça a riqueza da herança.
- Refúgio – Projetando para nossas emoções: Encontrar espaços que estimulem certas emoções pode redefinir como interagimos com nosso ambiente. Seja criando um oásis de calma ou uma área de inspiração, projetar espaços que se adaptam às nossas necessidades emocionais abre um novo mundo de texturas, aromas, cores e luz.
- Natura – Design para e com o meio ambiente: Nossos ambientes de vida incluem elementos naturais e artificiais. Entretanto, durante grande parte da nossa história, a humanidade se concentrou apenas na segunda parte desta equação. A tendência Natura se concentra em destacar o aspecto natural dessa dicotomia como uma forma de enfrentar a atual crise climática.
- Urbano – Projetando cidades para o futuro: A vida urbana está crescendo em todo o mundo, e as mudanças climáticas, o equilíbrio entre patrimônio e inovação e novas composições habitacionais são fatores a serem considerados ao construir cidades modernas. Soluções de design que criam espaços versáteis e multifuncionais se tornarão os principais impulsionadores da inovação arquitetônica.
- Maravilha – Desafiando a realidade e superando as expectativas: Wonder prevê uma abordagem mais centrada no ser humano para o design, gerando momentos de surpresa e admiração. Edifícios, interiores e objetos que rompem com a monotonia e a previsibilidade por meio de cores, texturas e materiais continuarão ganhando espaço.