A busca pelo contato com a natureza em meio ao caos está levando o paisagismo a ser um ponto importante na decisão dos clientes, que estão em busca de verdadeiros oásis urbanos.
E não é somente uma sensação, segundo recomendações da Organização das Nações Unidas, é necessário que as cidades tenham pelo menos 16 m² de área verde por habitante para diminuir o estresse urbano.
Por tudo isto as construtoras entendem que morar em áreas planejadas, funcionais e rodeadas pela natureza é muito mais que um privilégio e sim mais um benefício que podem proporcionar, isto explica o investimento em paisagismo.
Para leigos pode parecer simples o ato de criar um jardim, mas o paisagismo é muito mais que isto. Afinal ele é responsável por organizar o espaço de acordo com critérios estéticos e sustentáveis.
Muito além de da criação de jardins e praças, trata-se de uma técnica bastante específica voltada também para a elaboração de projetos de criação ou substituição de espaços afetados por construções desordenadas e com forte atuação na preservação de espécies da nossa flora e fauna, uma vez que a escolha certa também indica quais os tipos de pássaros que teremos no entorno do projeto.
Uma das grandes preocupações do paisagismo é a preservação da biodiversidade, questão relacionada diretamente com a biofilia, compreendida como o amor pelas coisas vivas. Esse conceito demonstra que o contato com a natureza é uma necessidade humana e que impacta diretamente no bem-estar emocional.
Burle Max, a cara do Brasil.
Um dos grandes nomes do paisagismo nacional, reconhecido internacionalmente é Roberto Burle Max foi criador de uma quantidade impressionante de projetos paisagísticos em duas dezenas de países, chegando a 3 mil. Apaixonado pela nossa fauna e flora, foi responsável por desenvolver grandes projetos por todo o país. Alguns dos mais famosos:
Parque Burle Max – um dos principais cartões da cidade de São Paulo, que rodeia o Palácio Tangará, demonstra toda a criatividade do artista, que além dos jardins também criou os painéis de cerâmica.
Museu de Arte Moderna RJ– para quem visita o espaço, os jardins são um espetáculo a parte. Destaque para o gramado que reproduz as famosas curvas de Copacabana.
Aterro do Flamengo – um dos maiores parques lineares do mundo, com 1.200.000 metros quadrados, é mais um exemplo de como é possível aproveitar a biodiversidade da flora brasileira.
Aproveite a chegada da primavera e desfrute de toda a beleza criada por nossos paisagistas, seja nos parques públicos ou nos jardins dos condomínios.
Viva o verde!