Foto: Divulgação Oterprem
Considerada uma das técnicas construtivas mais antigas, a alvenaria estrutural vem evoluindo ao longo dos anos. A viabilidade técnica do método tem sido confirmada por meio do uso de materiais contemporâneos como os blocos modulares de concreto.
Neste processo construtivo, no qual estrutura e vedação são executadas simultaneamente, o uso de pilares e vigas é dispensado. Isso porque as paredes carregam a dupla função de conformar espaços, ao mesmo tempo em que assumem o papel de estrutura da edificação.
Contudo, se no passado o método construtivo se restringia a empreendimentos populares e com um número de pavimentos limitado, hoje se destaca também pelo uso em edifícios de médio padrão, inclusive, com fachadas arquitetônicas diferenciadas. O motivo é a disponibilidade de materiais de alta resistência, que atendem às exigências do setor.
Foto: Divulgação Oterprem
“Os blocos de concreto estão revolucionando o setor em razão das características aprimoradas do material, que proporciona maior resistência, durabilidade e eficiência acústica. Um bom exemplo são os blocos de 26 Mpa fabricados pela Oterprem”, afirma Marcos Barral, gerente comercial da empresa.
Além disso, segundo Barral, houve avanço das normas técnicas nacionais e dos modelos de cálculo. Isso permite aos projetistas aumento no número de pavimentos, inclusive, com novas considerações em projetos complexos.
Propriedades dos blocos de concreto
Foto: Divulgação Oterprem
Os blocos de concreto de alta performance possuem componentes e processo de fabricação que tornam as peças mecanicamente mais resistentes. Ou seja, são capazes de suportar cargas maiores, sendo resistentes a pressões e impactos.
Soma-se a essas características o desempenho acústico eficiente dos blocos. Além disso, segundo Marcos Barral, a mão de obra para o sistema construtivo é de fácil treinamento. “Rapidamente conseguimos formar equipes para a execução, quesito importante no momento em que o mercado carece de profissionais”.
Em razão da facilidade de montagem do sistema estrutural, a produtividade acaba sendo também superior se comparada a outros materiais. “Por todos estes fatores, a alvenaria estrutural se tornou um sistema construtivo eficiente e altamente industrializado para diferentes tipologias de obras de obras”, finaliza Barral.