Arquitetura comercial faz a diferença. Estamos vendo a mudança de muitos paradigmas e os consumidores estão voltando para as lojas de rua em detrimento das idas ao shopping. Mas é importante pensar em como a loja pode ser receptiva e acolhedora, fazendo o cliente se sentir em casa. Este é o desafio da arquitetura comercial.
Criar ambientes positivos, que não só facilitem o processo de compra, mas também faça o cliente se sentir especial. Afinal todo mundo tem uma loja que adora, que se sente bem, seja pela disposição dos objetos, das cores ou até mesmo pelo cheiro. E está é a missão do arquiteto comercial: oferecer uma experiência ao consumidor e fidelizar a marca.
Para isso, antes de começar o trabalho, é importante o arquiteto conversar como proprietário para entender um pouco do conceito da marca, público-alvo e como se comunica com este público. Lojas franqueadas já possuem um layout predeterminado, cabendo apenas adaptação ao espaço. Mas nada que impeça de fazer pequenas sugestões que possam melhorar a acessibilidade da loja.
Como o assunto é muito extenso, vamos dar dicas para alguns pontos especiais que um bom arquiteto vai ajudar o dono da loja a desenvolver.
- Fachada
Muitas vezes ignorada, a fachada é como um cartão postal que convida o cliente para sua loja. Ela deve transmitir a mensagem da sua marca, respeitando a legislação vigente no que tange a tamanhos de letreiro, faixas, e outros informativos. Quanto mais limpa a fachada, mais clara a mensagem e melhor para o seu cliente.
- Cores
Todos nós já conhecemos a Teoria da Cores e que cada cor tem a capacidade de transmitir uma sensação. Por isso cores neutras, claras, madeira, são normalmente mais utilizados. Cores escuras trazem uma sensação de desconforto, cores claras são mais acolhedoras. E você, como quer que o cliente se sinta em sua loja?
- Disposição
Lojas organizadas atraem mais clientes. Pensando nisso, deixe espaços de circulação para o seu cliente, se possível permita que ele toque na mercadoria escolhida. Isso também aumenta o consumo por impulso. Um bom arquiteto sabe dosar os espaços vazios com os produtos em exposição, para que o consumidor também não se sinta sufocado.
- Iluminação
Invista em uma boa iluminação, com foco de luz para pontos específicos. Assim como ninguém quer a cor escura, a loja escura por conta da iluminação também traz a mesma sensação.
- Vitrine
É o seu cartão de visita. Coloque sempre peças que chamem a atenção do seu cliente. Se possível tente acompanhar o calendário do varejo com relação as principais datas. O arquiteto pode lhe ajudar a dimensionar o melhor tamanho para sua vitrine, para que crie o impacto desejado, valorizando a arquitetura comercial.
Portanto se você pretende abrir uma loja ou reformar o seu espaço, contrate um arquiteto. Ele vai ter as melhores informações para ajudar a rentabilizar ainda mais o seu negócio. Se você for arquiteto, aproveite a oportunidade para mostrar como seu trabalho pode fazer a diferença no dia a dia de uma loja.