Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Negócios

Arquitetura comercial faz a diferença

Arquitetura comercial

Arquitetura comercial faz a diferença. Estamos vendo a mudança de muitos paradigmas e os consumidores estão voltando para as lojas de rua em detrimento das idas ao shopping. Mas é importante pensar em como a loja pode ser receptiva e acolhedora, fazendo o cliente se sentir em casa. Este é o desafio da arquitetura comercial.

Criar ambientes positivos, que não só facilitem o processo de compra, mas também faça o cliente se sentir especial. Afinal todo mundo tem uma loja que adora, que se sente bem, seja pela disposição dos objetos, das cores ou até mesmo pelo cheiro. E está é a missão do arquiteto comercial: oferecer uma experiência ao consumidor e fidelizar a marca.

Para isso, antes de começar o trabalho, é importante o arquiteto conversar como proprietário para entender um pouco do conceito da marca, público-alvo e como se comunica com este público. Lojas franqueadas já possuem um layout predeterminado, cabendo apenas adaptação ao espaço. Mas nada que impeça de fazer pequenas sugestões que possam melhorar a acessibilidade da loja.

Como o assunto é muito extenso, vamos dar dicas para alguns pontos especiais que um bom arquiteto vai ajudar o dono da loja a desenvolver.

  • Fachada

Muitas vezes ignorada, a fachada é como um cartão postal que convida o cliente para sua loja. Ela deve transmitir a mensagem da sua marca, respeitando a legislação vigente no que tange a tamanhos de letreiro, faixas, e outros informativos. Quanto mais limpa a fachada, mais clara a mensagem e melhor para o seu cliente.

  • Cores

Todos nós já conhecemos a Teoria da Cores e que cada cor tem a capacidade de transmitir uma sensação. Por isso cores neutras, claras, madeira, são normalmente mais utilizados. Cores escuras trazem uma sensação de desconforto, cores claras são mais acolhedoras. E você, como quer que o cliente se sinta em sua loja?

  • Disposição

Lojas organizadas atraem mais clientes. Pensando nisso, deixe espaços de circulação para o seu cliente, se possível permita que ele toque na mercadoria escolhida. Isso também aumenta o consumo por impulso. Um bom arquiteto sabe dosar os espaços vazios com os produtos em exposição, para que o consumidor também não se sinta sufocado.

  • Iluminação

Invista em uma boa iluminação, com foco de luz para pontos específicos. Assim como ninguém quer a cor escura, a loja escura por conta da iluminação também traz a mesma sensação.

  • Vitrine

É o seu cartão de visita. Coloque sempre peças que chamem a atenção do seu cliente. Se possível tente acompanhar o calendário do varejo com relação as principais datas. O arquiteto pode lhe ajudar a dimensionar o melhor tamanho para sua vitrine, para que crie o impacto desejado, valorizando a arquitetura comercial.

Portanto se você pretende abrir uma loja ou reformar o seu espaço, contrate um arquiteto. Ele vai ter as melhores informações para ajudar a rentabilizar ainda mais o seu negócio. Se você for arquiteto, aproveite a oportunidade para mostrar como seu trabalho pode fazer a diferença no dia a dia de uma loja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.