Mercado

Terraço Martinelli em processo de concessão

Terraço Martinelli em processo de concessão

Reconhecido historicamente como o primeiro arranha-céus da cidade de São Paulo, o Edifício Martinelli foi uma obra que desafiou a tecnologia da época, tendo sido idealizado pelo imigrante italiano Comendador Giuseppe Martinelli e projeto assinado pelo projetista húngaro da Academia de Belas Artes de Viena, William Filinger.

Projetado inicialmente para possuir 12 andares, o prédio teve suas obras iniciadas em 1924 na então área mais nobre da capital, entre as ruas São Bento, Líbero Badaró e avenida São João, entregue em 1928 com seus monumentais 24 andares, ampliados posteriormente para 30 com a construção da nova residência de cinco andares de Giuseppe no topo do prédio.

Vendido em 1933 para o governo da Itália e confiscado dez anos depois pelo governo brasileiro devido à declaração de guerra do Brasil ao Eixo, o edifício passou a ser propriedade da União, sendo desapropriado em 1975 pela prefeitura e reinaugurada em 1979 como sede de diversas repartições municipais como Secretaria de Habitação e SP Urbanismo, responsável pela pela concessão de uso do terraço do edifício.

Tendo o seu primeiro edital suspenso a pedido do Tribunal de Contas do Município em 2020, o terraço do prédio teve recentemente um avanço sua concessão com a aprovação dos documentos de habilitação da empresa Tokyo SP 110 LTDA que apresentou um ágio de 18%, ofertando o valor de R$ 135.000,00 a título de outorga fixa mensal, estando dentro dos parâmetros previstos no edital, que previa outorga mínima de R$ 115.000,00.

Caso não haja questionamentos no prazo recursal de cinco dias úteis, a homologação da concessão de 15 anos será publicada no Diário Oficial.

Os espaços objeto da concessão estão situados na loja 11 e nos andares 25o, 26o, 27o e 28o do edifício, totalizando uma área de 2.570m2. Conforme o edital, deverão ser implantados e explorados no local, equipamentos urbanístico- cultural e gastronômico e serviços de visitação pública.

A concessão do terraço do Edifício Martinelli é mais um projeto da Prefeitura para a requalificação do centro da cidade e uma grande oportunidade para o mercado que atua na área de retrofit.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.