Com a mudança no estilo de vida das famílias brasileiras, os PETs têm alcançado o status de filho em muitos lares. Um levantamento recém-divulgado pelo núcleo de pesquisas comportamentais do Grupo Brain apontou que o número de animais domésticos no país chega a 149,6 milhões, com 44% dos entrevistados na região Sudeste afirmando terem ao menos um PET em casa.
Apesar de ser uma tendência pungente, 45% dos entrevistados acreditam que o mercado imobiliário ainda desconhece completamente as necessidades dos tutores de animais de estimação. A informação reforça o vasto território a ainda ser explorado com potencial de crescimento significativo nos próximos anos.
Dados sobre pesquisas na internet sobre PET friendly | Credito: Brain Behavior
Movimentando R$60 bi por ano – conforme afirma o Instituto Pet Brasil –, o setor PET brasileiro é o terceiro maior do mundo. Acompanhando esse indicativo, 49% dos respondentes afirmaram estar dispostos a pagar um valor maior por um imóvel com características PET friendly.
Com algumas empresas já contemplando a oportunidade de forma pontual, estandes de vendas vêm oferecendo circuitos de exercícios e playground para PETs e seus tutores.
Na concepção do produto, elementos como espaços amplos, áreas verdes e PET care vêm se tornando diferenciais importantes para empreendimentos que buscam alcançar esse nicho. O mercado já dispõe, inclusive, de profissionais especializados em projetar ambientes PET friendly, com dimensões específicas, rampas de acesso e pisos amigáveis para as patas dos animais.
Não se limitando apenas à infraestrutura física, incorporadoras visualizam a possibilidade de oferecer serviços exclusivos aos moradores em parceria com PET Shops e marcas renomadas. No quesito implantação, a localização do empreendimento também se torna estratégica. Segundo a pesquisa do Grupo Brain, famílias com PET priorizam imóveis próximos a áreas verdes ou parques (64%) e clínicas veterinárias (22%).
Dados sobre imóveis PET friendly | Crédito: Brain Behavior
As construtoras e incorporadoras que abraçarem essa oportunidade, oferecendo produtos e serviços especializados para clientes com animais, terão grande chance de conquistar essa crescente fatia do mercado e faturar com isso.