Buscando solucionar o problema das constantes enchentes que atingem o Jardim Pantanal, em São Miguel Paulista, zona leste da cidade, a São Paulo Urbanismo, com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB), deu início neste mês de julho ao desenvolvimento dos projetos básico e executivo para a implantação de obras de microdrenagem e pavimentação da região.
Prevista para serem realizadas em 70 vias da localidade, as obras de infraestrutura abrangerão uma área aproximada 83,2 mil m² que além da microdrenagem incluirão também a implantação de ciclovias, calçadas acessíveis e melhorarias no sistema de coleta e tratamento de esgotos.
A pavimentação será outra medida importante, visando melhorar o acesso aos serviços essenciais, como a coleta de resíduos sólidos, serviços de emergência e o transporte público.
Com um histórico de ocupação que iniciou em 1986, o Jardim Pantanal se expandiu a partir de uma área de várzea do Rio Tietê pertencente ao distrito de Jardim Helena que, segundo o Censo 2010, possui uma população de 135.358 habitantes, sendo hoje uma das áreas mais afetadas pelas chuvas na capital paulista.
Vistas como fundamentais para viabilizar futuras ações de regularização fundiária, as obras de microdrenagem no Jardim Pantanal trazem a expectativa da Prefeitura de reduzir a vulnerabilidade social e contribuir para a recuperação ambiental da região.
O prazo para a conclusão dos projetos básico e executivo é de seis meses.