Na última quarta-feira (05/07), foi inaugurado no Rio Grande do Sul o Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (LaBIM-RS) que terá como objetivo a implementação, pesquisa, desenvolvimento e disseminação da metodologia BIM na administração pública em consonância a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM instituído em 2019 pelo Governo Federal.
Vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Rio Grande do Sul, o laboratório atuará como ponto de apoio para as demais secretarias do Estado prestando consultoria transversal em serviços de obras e reformas públicas.
Segundo a secretária da pasta, Danielle Calazans, “Os projetos feitos no LaBIM serão elaborados por grupos de trabalho, de forma sinérgica com todas as secretarias. No laboratório haverá um ambiente apropriado onde todas as pessoas estarão alinhadas por um único propósito. Com o aprimoramento dos projetos, teremos um avanço no planejamento e execução das obras públicas”.
Localizado no 3º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), o LaBIM dispõe de 20 computadores de alto desempenho com licenças comerciais de softwares BIM. Dividido em dois ambientes, o laboratório possui uma sala principal que será usada para o desenvolvimento e acompanhamento de projetos, e uma sala de treinamento onde serão realizados cursos de capacitação nas ferramentas e processos BIM.
Presente durante a inauguração, o governador do Estado do Rio Grande do Sul, ressaltou a importância que a metodologia tem para a gestão pública: “A metodologia BIM vai otimizar e melhorar os processos para construções, aproveitamento dos espaços e gestão de nossos imóveis. Temos que reaprender e despertar novas habilidades e competências para manejar as novas ferramentas tecnológicas. Esta plataforma será capaz de nos dar maior eficiência, o que é fundamental para conseguirmos fazer mais para a sociedade”.
Labim RS – Foto: Lucas Motzkus, Ascom/SPGG
Prestigiando o evento, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) explanou sobre os benefícios da tecnologia e elogiou a iniciativa: “O BIM pode incorporar todas as etapas de uma construção e ajudar com a eficiência da obra, aumentando a produtividade e reduzindo os aditivos contratuais. Presenciar a inauguração do LaBIM-RS significa que esta política, que é boa para o Estado, para as pessoas e para os empreendedores, está chegando ao Rio Grande do Sul”.
Fonte: Ascom SPGG
Fotos: Grégori Bertó / Palácio Piratini (Capa) | Lucas Motzkus (Imagem 01)