Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Mercado

Nômade digital cria um novo conceito de morar

O mercado de nômade digital vem impulsionando uma série de mudanças, entre elas o crescimento do conceito de moradia sob demanda, que propõe um novo jeito de morar com soluções tecnológicas e serviços sob medida para as necessidades dos clientes, começa a se consolidar no Brasil e vem despertando o interesse de investidores internacionais, por conta da estabilidade do dólar.

Conhecido como Build-to-Rent (BTR, ou “Construir para alugar”, em tradução livre), esse mercado representa 80% do segmento de aluguel no setor imobiliário americano e por aqui, esse mercado se desenvolve especialmente no segmento multifamily, por meio de parcerias de empresas brasileiras com fundos internacionais.

Exemplo disto é a JFL Living, do grupo JFL Realty, que opera com dois fundos imobiliários, entre eles o JFL Living (JFLL11). Criada em 2015, a marca tem no portfólio 11 empreendimentos em operação com mais de 600 unidades disponíveis e ocupação média de 90%, e outros 12 em negociação.

O investimento global é de R$ 1 bilhão. Carolina Burg Terpins, CEO da JFL Living, informa que até o fim deste ano serão inaugurados mais dois empreendimentos: o JFL Faria Lima, na Avenida Rebouças, e o JFL Nações Unidas (WTorre Carrefour).

Na avaliação dela, as perspectivas de crescimento são infinitas, e a tendência é de aumento significativo dos investimentos, especialmente com aporte de capital estrangeiro. “O setor imobiliário tem passado por transformações na oferta de moradia nos últimos tempos, e, para o investidor estrangeiro, é importante firmar parcerias com empresas que conheçam efetivamente o mercado local”, diz Carolina.

Do ponto de vista financeiro, observa ela, a opção por moradias do conceito multifamily pode ser ainda mais vantajosa, pois, além do valor do aluguel, inclui gastos com condomínio, IPTU e contas de luz e água e equipamentos mobliários e eletrodomésticos.

“Hoje é possível viver em um imóvel de alto padrão sem necessidade de adquirir o bem. Esse cliente procura localização estratégica e estar próximo daquilo de que precisa e gosta de fazer”, afirma.

Outro player do mercado BTR brasileiro, a SKR criou a marca Arquitetura Viva, em associação com o fundo canadense CCPIB Investments e a americana Greystar Partners. De acordo com Rubens Taragona, head de Asset e Property Management da SKR, três empreendimentos estão em desenvolvimento com foco nesse conceito. O VGV é de cerca de R$ 500 milhões.

O principal deles é o SAO 2222, localizado no coração da Avenida Rebouças, na região de Pinheiros, com previsão de entrega em dezembro de 2023. Com VGV estimado em R$ 210 milhões, o empreendimento terá apartamentos com áreas de 30 a 164 metros quadrados e um leque de serviços compartilhados: coworking, lavanderias, ferramentas e limpeza, entre outros.

Já atuando neste formato a Vitacon que criou a Housi, primeira plataforma de serviços de moradia onde é possível planejar o imóvel como investimento ou moradia, vem se solidificando no mercado como uma opção para este novo público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.