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Mercado

Mercado imobiliário cresce 17,9% no segundo trimestre de 2024

Mercado imobiliário cresce 17,9% no segundo trimestre de 2024

O mercado imobiliário brasileiro apresentou um crescimento de 17,9% nas vendas de unidades residenciais novas entre abril e junho de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. Ao total, 93.743 unidades foram comercializadas nas 221 cidades analisadas (incluindo as 27 capitais e principais regiões metropolitanas), um recorde desde o início da pesquisa, em 2016.

Destacando, ainda, o aumento expressivo de 46% nas vendas do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) em relação ao mesmo período do ano anterior, o estudo “Indicadores Imobiliários Nacionais do 2º Trimestre de 2024” foi apresentado nesta semana pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A pesquisa também pontuou a expansão de 20,2% no Valor Geral de Vendas (VGV), passando de R$ 44 bilhões para R$ 53 bilhões.

Crescimento acumulado das vendas 

No acumulado do 1º semestre de 2024, as vendas de imóveis aumentaram 15,2% em relação ao mesmo período de 2023, com um total de 180.162 unidades vendidas. O VGV do semestre atingiu R$ 102 bilhões, uma alta de 19,3%.

Nos últimos 12 meses (julho de 2023 a junho de 2024), o VGV somou R$ 203 bilhões, um crescimento de 21,5%, com a venda de 353.949 novas unidades, 11,5% a mais do que nos 12 meses anteriores (julho de 2022 a junho de 2023), mantendo a tendência de crescimento observada nos últimos cinco anos, desde o 1º trimestre de 2019.

Para o presidente da CBIC, Renato Correia, o mercado continua aquecido, com uma demanda constante por novos imóveis, especialmente apartamentos recém-lançados. “Esses números mostram que vendemos mais de mil unidades por dia, todos os dias”, destacou Renato. 

Os resultados indicam uma perspectiva positiva para o restante do ano, já que os próximos trimestres tradicionalmente concentram mais vendas. “No mercado imobiliário, o 2º semestre é sempre melhor que o 1º, e a tendência é que isso se repita este ano”, destacou Fábio Tadeu Araújo, CEO da Brain Inteligência Estratégica.

Destaque para o MCMV 

No segmento do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), foram realizadas 39.332 vendas no 2º trimestre de 2024, comparadas a 26.935 no mesmo período de 2023, um aumento de 46%. A participação do MCMV no total de vendas subiu de 34% para 42%.

Os lançamentos do MCMV também tiveram um aumento significativo de 86,7% no 2º trimestre de 2024, com 44.764 novos imóveis colocados no mercado, em comparação com 23.979 lançados no 2º trimestre de 2023. A participação do MCMV no total de lançamentos passou de 31% para 53%.

Segundo a CBIC, o mercado tem respondido aos aprimoramentos feitos no programa MCMV no segundo semestre de 2023. “Quando o governo ajusta os parâmetros do Minha Casa, Minha Vida, as vendas crescem rapidamente. É um setor que depende de resultados de médio e longo prazo, onde as decisões tomadas agora geram efeitos ao longo do tempo”, explicou o presidente da instituição.

Celso Petrucci, conselheiro da CBIC e coordenador da pesquisa, alertou para a necessidade de cuidado por parte do governo com o uso dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), essencial para o financiamento do programa.

Fonte: Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)

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