O Grupo Globo vendeu para a Vinci Real Estate todo o seu complexo de imóveis onde funciona a sede da emissora em São Paulo. O contrato de sale & leaseback garante à Globo ocupar o espaço, como locação, pelos próximos 15 anos. Ela até poderá renovar por mais 15, porém sem direito a sublocar.
O valor total da aquisição é de R$ 522 milhões, o que equivale a um preço de R$ 13.369/m². E a emissora pagará inicialmente, pela locação, R$ 84,67/m² corrigidos anualmente pelo IPCA. A Vinci tem sua sede no Rio de Janeiro.
O local já foi palco para os programas do apresentador Jô Soares e abriga os cenários dos três telejornais locais exibidos diariamente (Bom Dia São Paulo, SP1 e SP2) e para transmissão ao vivo na GloboNews.
Imóvel
O terreno vendido conta com uma metragem de mais de 43 mil metros quadrados. Nele está o Edifício Jornalista Roberto Marinho, além de outros três módulos de produção, uma área de apoio, dois helipontos e cerca de 1500 vagas de estacionamento, entre garagens e vagas externas. Há 13 anos, além de servir de local de trabalho para mais de mil colaboradores, o ambiente também foi transformado no cenário dos três telejornais locais exibidos diariamente pelo canal — Bom Dia São Paulo, SP1 e SP2 — e para entradas ao vivo na GloboNews, o canal de notícias do conglomerado.
No acordo firmado com a Vinci, ficou acordado que a Globo pagará R$ 84,67 mensais pelo aluguel de cada metro quadrado. Considerando a área construída dos edifícios, que ultrapassa a barreira dos 56 mil m², a emissora pagará cerca de R$ 4.741.520,00 a cada mês para continuar ocupando as suas atuais instalações na cidade. Ao final de um ano, a despesa de empresa com o aluguel será de mais de R$ 56 milhões — os valores serão reajustados anualmente, com base no IGPA.
A sede paulista da Globo é um ponto já icônico da cidade de São Paulo, e tamanha a influência que a avenida que chega ao local foi rebatizada de Jornalista Roberto Marinho.
Confira nota divulgada pela emissora sobre a negociação:
“Como tem falado de forma recorrente, a Globo está em pleno processo de revisão do seu modelo operacional, implementando medidas que visam apoiar a transformação da empresa em sua estratégia D2C. Neste sentido, a empresa vem buscando ampliar a sua eficiência através da captação de novas fontes de receita, da racionalização na gestão de custos e da ampliação da sinergia entre suas operações, gerando valor em tudo o que faz. A operação de sale & leaseback da sede da Globo em SP é parte da estratégia de tornar a empresa mais leve, ágil e flexível.”
Novos tempos pedem novas soluções!