Uma notícia agitou o mercado da construção civil esta semana. A Gafisa (GFSA3) anunciou que assinou memorando de entendimentos para compra da incorporadora de alto padrão São José, por valor não revelado.
“Caso concluída, a operação envolverá uma composição entre uma parcela em espécie e assunção de dívidas, cujos valores finais ainda estão sujeitos a confirmação e due diligence”, afirmou a Gafisa em fato relevante.
Esta transação faz parte da estratégia de que,desde que assumiu a gestão da Gafisa em 2019 , busca reposicionar a empresa como uma incorporadora de alta renda.
Para isso a empresa já fez alguns M&As com este objetivo, dentre elas a compra das incorporadoras Calçada e Bait que atuam no Rio de Janeiro também para o segmento de alta renda, o Fashion Mall (RJ) e o residencial Fasano Itaim.
Além do empreendimento TOM, lançado no Rio de Janeiro e um dos m2 mais caros do país, a empresa também conta com Cidade Matarazzo no seu portfólio, esta que é uma das grandes apostas da Gafisa no segmento alta renda e por isso a aquisição da incorporadora São José ganhou um foco ainda mais estratégico para o negócio.
Com 40 anos de história a incorporadora, fundada por Mauro Cunha e Alberto Jorge Filho, se especializou na região do Itaim com diversos empreendimentos próximo ao Parque do Povo, todos no estilo neoclássico.
A empresa expandiu sua área de atuação com loteamentos em Alphaville, o Vila Omint, além de estar envolvida na compra do galpão logístico em São Bernardo, onde antes era a fábrica da Ford no Brasil.
Por conta das dificuldades dos últimos anos seus donos Mauro Cunha e Alberto Jorge Filho colocaram o negócio a venda.
Um dos grandes interesses da Gafisa nesta compra, além dos empreendimentos da São José, é a carteira de clientes que conta comum seleto grupo de investidores e compradores.
Todo o processo ainda depende de uma série de aprovações, que vamos acompanhar de perto.