Mais um movimento que reflete o cenário dos próximos meses é a volta dos escritórios corporativos, estamos voltando. Uma excelente notícia para um mercado que chegou a ter praticamente 25% dos prédios comerciais ociosos em toda a cidade.
Com 98,5% dos adultos já vacinados com 1ª dose contra a Covid e com mais de 01 ano de operação home office, as empresas começam a se mobilizar seja para adequar seus espaços aos novos protocolos ou mesmo algumas que ampliaram suas operações no período.
Um detalhe que chama a atenção é que os novos inquilinos dos melhores endereços da cidade devem ser as empresas de tecnologia.
Sim! Ao contrário de muitas empresas mais tradicionais que ainda se mantém receosas sobre o retorno ou até mesmo avaliando quando e se haverá este momento, as startups que tiveram um boom de crescimento durante este período estão em busca de um cantinho para chamar de seu.
Empresas como PagSeguro, a Kavak, a Stone e a chinesa Shopee, entre outras, estão na lista das companhias que estão neste momento de busca.
Outra que também está fazendo este movimento é a Saint Gobain, que procura um escritório em uma região mais central para atender algumas áreas do grupo.
Analistas do mercado dizem que esta sinalização é na realidade uma antecipação ao retorno, já que muitos acreditam que ao esperar para começar a procura por seus novos endereços nos próximos meses podem ficar ou sem conseguir o espaço ou até mesmo uma melhor negociação.
Interessante observar que a vacância não é igual para todas as áreas da cidade, enquanto Faria Lima e Pinheiros vêm apresentando um baixo índice, Berrini e Chucri Zaidan apresentam números bem mais elevados de ociosidade.
O fator localização tem sido o ponto crucial, já que a questão do acesso seja por metrô ou transporte público e isto tem sido o principal fator de escolha de algumas regiões em detrimento de outras.
Uma oportunidade não só para o mercado imobiliário, como para os escritórios de arquitetura.
Vamos ficar atentos!