Maior varejo de experiências gastronômicas do mundo, o Eataly lançou no final de dezembro de 2020 o Green Pea, primeiro Green Retail Park do mundo em Turin, na Itália.
O “mercado de varejo verde” conta com lojas e produtos de marcas (são 100 até agora) que tenham o compromisso de não gerar impactos negativos no meio ambiente.
O propósito do empreendimento também levou em consideração a sustentabilidade na hora da construção: o prédio de 15 mil m² e cinco andares foi feito à base de materiais recicláveis. Cada andar concentra lojas de um determinado setor, como casa, moda e beleza, entre outros.
Com projeto dos arquitetos Cristiana Catino (ACC Naturale Architettura) e Carlo Grometto (Negozio Blu Architetti Associati), a base do prédio em aço, ferro e vidro (todos elementos recicláveis), pode ser completamente desmontada caso precise ser reutilizada em obras futuras.
Os conceitos de sustentabilidade também foram aplicados em outros componentes técnicos, como produção de energias alternativas por meio de poços geotérmicos, painéis fotovoltaicos e solares, além de captação de energia eólica.
Seguindo outra tendência crescente dentro da arquitetura da incorporação da natureza aos ambientes, o edifício também tem mais de duas mil árvores e plantas em seu interior, promovendo bem-estar e qualidade térmica.
O orçamento do prédio foi definido para receber até 3 milhões de visitantes por ano em plena capacidade. O espaço, mesmo com os desafios e restrições da segunda onda de Covid-19 na Itália, chega a receber mais de 4 mil pessoas por dia.
Os planos futuros dependem do cenário econômico e social da pandemia, segundo o fundador Oscar Farinetti. Mas a ideia é que, assim como o Eataly, o Green Pea seja um empreendimento a ser levado a outros países; o Brasil integra os planos do empresário, que quer exportar o modelo via franquias. No Brasil, há uma loja do Eataly em São Paulo.
Farinetti salienta que o Green Pea quer levar às cidades e pessoas um espaço onde seja possível viver o consumo consciente na prática. “90% dos cientistas nos dizem que nossa forma de consumir se tornou incompatível com a vida humana na Terra. E quando 90% dos cientistas dizem algo, eles geralmente estão certos. Por isso, é hora de mudar a forma como consumimos. O Green Pea nasceu para isso. Visa demonstrar que existe a possibilidade, de imediato, de viver em harmonia com o planeta. Uma vez que já alcançamos essa meta com Eataly, no que diz respeito a alimentos, agora vamos focar nas demais atividades principais do consumidor”, pontua.
Fonte: Haus