Mercado

Convenção Secovi-SP 2023 debate importantes pautas do setor imobiliário

Realizado nos dias 19, 21 e 22 de agosto, a Convenção Secovi-SP 2023 reuniu líderes do setor imobiliário, autoridades públicas, agentes financeiros e especialistas de diversos segmentos com o intuito de promover o compartilhamento de experiências, networking e debates sobre os desafios e tendências do mercado imobiliário nacional.

Iniciando sua programação no dia 19 com duas visitas técnicas a empreendimentos de destaque, o evento trouxe grandes cases como exemplo de ações bem sucedidas. Já nos dias 21 e 22 de agosto, foram realizados painéis temáticos abordando uma ampla gama de tópicos pertinentes ao setor como cenário econômico, habitações de interesse social, mercado de médio e alto padrão, planejamento urbano, sustentabilidade, inovação e fontes de financiamento.

Durante a solenidade de abertura, o presidente do Secovi-SP, Rodrigo Luna, ressaltou o papel vital do setor imobiliário para o desenvolvimento do país: “Momentos como este, de dificuldade, de aperto econômico, e as vendas de imóveis crescem 5%, demonstram como o nosso trabalho é fundamental para a sociedade. O brasileiro gosta e precisa da casa própria[…] Somos agentes promotores da habitação”, declarou Rodrigo Luna.

Representando o poder público durante o evento, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, e o Secretário Municipal Adjunto de Habitação de São Paulo, Sidney Neri da Silva, expressaram apoio ao segmento falando, ainda, sobre as ações governamentais que visam colaborar com o setor e reduzir o déficit habitacional no estado:

 “O programa municipal ‘Pode Entrar’ vai permitir à Prefeitura comprar 45 mil unidades habitacionais e mais 14 mil unidades para fazer co-gestão com entidades. São 59 mil unidades habitacionais”, afirmou Sidney Neri.

Falando sobre a importância do setor imobiliário para os brasileiros, o Secretário Estadual de Habitação alegou que: “Quem resolve os problemas da sociedade, verdadeiramente, são as iniciativas de mercado. O Estado precisa regulamentar, regular e controlar, estar presente para apoiar. mas não para concorrer nem prejudicar as ações da iniciativa privada”.

Atuando também como plataforma para divulgação de projetos inovadores no mercado imobiliário, o evento promoveu o prêmio MoviMente Secovi-SP 2023, idealizado em 2017 pelo Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NE) da Secovi com o objetivo de dar visibilidade a Startups do mercado imobiliário com premiações em três categorias distintas: condotech, construtech e proptech.

Se destacando em seus campos de atuação, as premiadas deste ano foram as startups Larbor e Recupera na categoria condotech; Fastbuild e Arqgen na categoria construtech e More.co e Webropay na categoria proptech.

Ao final da programação oficial, o evento tornou perceptivo a grande relevância e potencial que o setor imobiliário apresenta, bem com a sua capacidade de contornar as dificuldades permanecendo como um dos principais responsáveis pelo crescimento social e econômico do país.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.