Segundo a última pesquisa da Datastore, empresa de pesquisas de mercado para o setor imobiliário, o setor se prepara para o melhor ano do mercado imobiliário e prevê um crescimento no volume de compras no 2º. Semestre, com boas notícias.
A pesquisa, publicada no Estadão na última semana, trouxe números impactantes: 14,5 milhões de família tem intenção de comprar um imóvel nos próximos 24 meses. E destes 13% tem reais intenções de fechamento de venda, o que pode representar 1,9 milhão de novos imóveis.
A pandemia ajudou neste sentido, uma vez que investimentos com viagens foram cancelados e as pessoas buscaram em melhorar o espaço onde moram.
Um ponto importante que vale destacar é entender o perfil deste novo consumidor e neste sentido a pesquisa aponta 07 novos públicos para serem avaliados: jovens adultos que querem investir, casais acima de 35 anos que não querem filhos, têm apenas um ou são pais de pets, pessoas LGBTQIA+, a turma com mais de 60 anos e a geração digital.
Para cada público uma demanda específica, como questões de acessibilidade ou espaços petfriendly, mas em comum todos consideram fundamental tanto a necessidade das áreas de lazer quanto facilidades digitais.
Por isso é importante cada vez mais a ideia de se agregar serviços aos condomínios mostrando não só uma oportunidade de se destacar da concorrência assim como também de gerar renda para o próprio condomínio.
Um fator que também precisa ser analisado é o perfil de consumidores futuros que buscam na locação uma futura fonte de renda. Em sintonia com o que já acontece em outros países onde os jovens buscam o conceito de locação, sem a importância de ter um imóvel próprio.
Vale ressaltar que além disso pesquisas já apontam para o surgimento de uma nova categoria para o mercado imobiliário ficar atento: o solteiro convicto. Este consumidor vai buscar unidades menores, confortáveis e com acessibilidade a serviços e a cidade.
Um oceano de possibilidades, que os bons ventos continuem soprando!
FONTE: ESTADÃO