Associação civil que reúne diversos Players do Mercado AEC para disseminação da Modelagem da Informação da Construção, o BIM Fórum Brasil realizou, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) o lançamento do primeiro volume da coletânea Guias de Contratação BIM, durante a sua conferência promovida nesta semana em São Paulo (SP).
Trazendo conceitos e requisitos básicos para contratação BIM, a publicação possui o objetivo de auxiliar a indústria da construção na definição de requisitos de informação e protocolos, abordando os diferenciais da contratação BIM, o processo BIM, o Ambiente Comum de Dados (CDE) e a documentação para a gestão da informação.
Destacando a importância que o projeto possui, o analista de Produtividade da ABDI, Leonardo Santana, declara que “A coletânea é uma iniciativa importante tanto para a administração pública [poder] auxiliar os agentes a elaborar, avaliar e fiscalizar contratos em BIM, quanto para os profissionais do setor, no sentido de norteá-los nos contratos firmados com o poder público”.
Durante o evento, também foram divulgados dados importantes da pesquisa de transformação digital realizada em 2022 pela ABDI que levantou informações sobre a utilização de soluções digitais nos diferentes setores da economia, especificamente indústria, comércio, serviço e construção civil.
Segundo a agência, dentre todos os setores industriais pesquisados, o da construção é o que menos investe em transformação digital, com a maioria das empresas participantes informando não haver previsão de investimento de recursos nos próximos anos para este fim, fato que se agrava frente à baixa participação em editais ou programas de incentivo à digitalização que o mercado AEC apresentou nos últimos anos.
“São dados importantes que precisamos olhar de forma estruturada para entender por que ainda estamos para trás, se já temos vários instrumentos disponíveis para avançar. E, principalmente, como podemos ajudar a melhorar esses cenários de forma transversal”, afirmou a analista da ABDI, ao destacar que a agência desenvolve iniciativas gratuitas nesse sentido como o programa Jornada Digital, que presta apoio à empresas na elaboração de diagnósticos personalizados e no fornecimento de ferramentas e soluções tecnológicas para desenvolvimento e transformação digital.