Mercado

Mercado imobiliário lançou 8 mil unidades em São Paulo em agosto

Mercado imobiliário

Número supera as 6,4 mil unidades do mesmo mês do ano passado. O mercado imobiliário está aos poucos lançando os empreendimentos postergados no início da pandemia, segundo Basílio Jafet, presidente do Secovi-SP [sindicato da habitação]. A reação do setor se firmou em agosto, com 8 mil unidades lançadas, conforme os dados da entidade. É um avanço em relação às 6,4 mil unidades de agosto do ano passado e à média mensal de 5 mil de 2019.

mercado imobiliário
Crédito: Divulgação

o, porém, ainda está longe de alcançar 2019. Foram 20,2 mil unidades somadas de janeiro a agosto ante 30,7 mil em igual período do ano passado. “Para o ano, a expectativa é um número lançado pouco inferior ao ano passado, 65 mil”, diz Jafet.

Terreno A sondagem inicial das vendas em agosto aponta um desempenho 129% superior ao planejamento previsto antes da pandemia.

Mercado imobiliário é o mercado do setor imobiliário que negocia com terreno, bem como qualquer coisa construída neste dado terreno (como prédios, por exemplo).

Atuantes no mercado são, entre outros, as imobiliárias, que agem na intermediação de venda ou locação de imóveis, tais como, casas e apartamentos, salas e escritórios, bem como proceder a administração de imóveis locados, bancos que concedem créditos hipotecários e créditos de risco (subprime), advogados especializados em direito imobiliário, órgãos públicos envolvidos no registro de imóveis e na manutenção do cadastro e notários que formalizam juridicamente a vontade das partes envolvidas numa compra/venda de imóvel. Quem expressa a demanda do mercado imobiliário são os compradores de imóveis, também atuantes do mercado.

A queda do mercado imobiliária (especialmente a queda nos preços de imóveis) foi uma das razões da crise do subprime, uma crise financeira desencadeada em 2008.

Fonte: Folha de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.