No primeiro semestre, os itens mais procurados são os que se classificam como materiais básicos. Já no segundo, produtos para acabamento estão entre os mais vendidos.
Planejar é um passo essencial para quem quer executar uma reforma sem gastar mais dinheiro e tempo do que o previsto com a obra. Para alcançar o resultado esperado é preciso definir qual o objetivo dos reparos e quais ambientes serão modificados, afim de evitar intercorrências repentinas durante o projeto. Além disso, outra atitude importante é a de dividir o processo em etapas para manter a organização e otimizar o tempo.
De acordo com Hiroshi Shimuta, diretor presidente da Nicom Comércio de Materiais para Construção, o período entre o final do ano e o início do próximo apresentam historicamente um aumento no fluxo de vendas de materiais para construção. “No primeiro semestre, o consumidor procura por materiais básicos como areia, pedra e cimento. Já no segundo período, onde percebemos uma média de 30% no aumento das vendas, os itens mais vendidos são produtos para acabamento como impermeabilizantes, tintas, portas, janelas e telhas, que possuem mais valor agregado”, explica o executivo.
Além da parte estética de uma casa, é importante se atentar a estrutura, já que essa é uma parte fundamental para a saúde dos moradores. Alguns problemas respiratórios como rinite, sinusite e bronquite, podem ter o quadro piorado devido ao contato com mofo e bolor, causados por infiltração e umidade. “Temos a missão de ressaltar a importância de uma efetiva impermeabilização, como é uma etapa da obra que fica por baixo do acabamento, às vezes acaba sendo menos priorizada pelos consumidores. O passo é tão fundamental para a qualidade da edificação quanto para a saúde dos moradores, por isso deve ser incluído no planejamento da reforma, conclui Rodrigo Silva, gerente de Marketing da Sika, empresa especializada em produtos químicos.