Conexões

Conexões LIVE – Sistemas Hidrossanitários. Especialistas falam sobre tendências em sistemas de instalações prediais

Primeira LIVE entre Portal C3 em parceria com o Portal do Saneamento Básico.
Em busca de inovações e com o compromisso de levar aos parceiros e associados conteúdo de alta relevância, o C3-Clube da Construção Civil realizou nesta quinta-feira (23/07) mais uma edição do projeto Conexões LIVE e desta vez trouxe ao debate o tema, Sistemas Hidrossanitários.

Entre os painelistas, quatro conhecedores do assunto: Beatriz Codas,
Sócia fundadora da Geasa Engenharia; Virgínia Sodré, Diretora da Infinitytech; Eduardo Pacheco, Diretor Técnico do Portal Tratamento de Água e Portal Saneamento Básico e Miguel Bazan, Fundador e sócio da Barbi do Brasil. Para mediar o painel, a presença do Eng. Newton Azevedo, profissional com vasta experiência no tema, presidiu nos últimos 25 anos empresas nacionais e internacionais de saneamento e foi membro do Comitê Executivo da Aquafed – The International Federation of Private Water, até 2018.
Um tema atual e que mantém forte relação com as questões: construção civil, água, esgoto e gestão hídrica.

Blue Green e como seria a cidade dos sonhos

Créditos: Beatriz Codas.

Os desafios da estrutura vertical verde “telhado verde”, uma tendência forte para os novos projetos pós pandemias foram temas abordados por nossa primeira painelista.
Responsável pela área de projetos de saneamento e infraestrutura urbana, Beatriz Codas, trouxe conceitos de smart cities e fatores que podem tornar uma cidade mais inteligente. Sua experiência inclui trabalho para novos empreendimentos e operações urbanas em cidades do Brasil e em países da América Latina.

Responsabilidade da construção civil nas cidades

Créditos: Virgínia Sodré.

Desde o início de sua carreira ela enveredou para a área do saneamento e gestão de água.
Nossa segunda painelista, Virgínia Sodré, falou sobre a responsabilidade da construção civil nas cidades. Trouxe um balanço do território nacional sobre os recursos de água doce disponíveis e o crescimento da urbanização e da verticalização. Segundo a painelista, existem dados da Sabesp que mostram um consumo maior de água em edifícios do que em residências.
Atua a mais de 22 anos no setor de águas e efluentes, atuou na Acciona Água, na Degremont Tratamento de Águas (Suez), na CAVO Serviços e Meio Ambiente e na área de Saneamento Industrial da Construtora Camargo Corrêa.

Sistema de reuso de água em condomínios residenciais

Créditos: Eduardo Pacheco.

Nosso terceiro painelista, Eduardo Pacheco é engenheiro sanitarista com mais de 30 anos de experiência em empresas nacionais e internacionais, contou sobre os mitos e verdades dos tratamentos de água de reuso, “água cinza”.
Segundo Eduardo Pacheco é possível que aconteça novamente outra crise hídrica, igual em 2014. A construção de um tratamento de um bom sistema de água reutilizada em edifícios, envolve a manipulação de produtos químicos altamente tóxicos, o reuso de água cinza necessita de uma equipe credenciada, espaço e armazenamento em condições corretas.

A evolução dos sistemas hidráulicos

Créditos: Miguel Bazan.

Para fechar as explicações, nosso quarto painelista, Miguel Bazan, trouxe a visão da industrialização dos sistemas hidráulicos nos últimos oitenta anos: desde o cobre até a nova geração polietileno e o PPR.
Acompanhamos uma viagem no tempo sobre os sistemas hidráulicos, banheiros móveis, tecnologia integrada ligada ao drywall, além dos primeiros kits chuveiros e chassis de esgoto com carenagem e a evolução kits hidráulicos de esgoto removível.
Para quem não conseguiu acompanhar, já está disponível, basta clicar no botão abaixo.
O material referente a esse debate será disponibilizado em formato E-book.
Ao todo serão nove lives, com temas diferentes e que mantém relação com o setor da construção civil.
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro dos próximos temas.

Confira o vídeo teaser:

5 Respostas

  1. Confirmar se já estou inscrito na live do dia 23 sobre hidrosanitarios

  2. Sou Biólogo e tenho MBA em gestão ambiental, estou me especializando em gestão de resíduos sólidos e efluentes industeiais, desejo conhecer todos os aspectos que envolvem tratamento de efluentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.