Conexões

CONFIRA O CONTEÚDO DO CONEXÕES LIVE – O futuro do concreto e o concreto do futuro

futuro do concreto

 O futuro do concreto e o concreto do futuro.

ASSISTA NA ÍNTEGRA 

O concreto é um material muito versátil, indispensável na construção civil e tem sido usado em larga escala no mundo todo.
Num ambiente construído em que estão cada vez mais presentes edifícios altos, smart cities e grandes obras de infraestrutura, aumentam as exigências das estruturas de concreto em relação à sustentabilidade, precisão e uniformidade, além de características e propriedades especiais para cada tipo de aplicação.
Avanços na tecnologia de produção de cimento, em concretos do tipo HPC e Ultra-Alto Desempenho (UHPC), concretos auto-adensáveis, “concreto verde”, concretos para pisos industriais, concreto translúcido, concretos para a indústria de pré-fabricados (produção off-site) e para impressão 3D, prometem avanços ainda mais significativos na próxima década.
Não perca a oportunidade de se aprofundar no entendimento destas tendências e discutir com especialistas como será o futuro do concreto e o concreto do futuro!

O concreto é o segundo material mais utilizado na construção civil em números absolutos. Ele também ocupa a segunda posição como um dos principais responsáveis pelas emissões de CO2 na atmosfera, contribuindo com mais ou menos seis por certo das emissões anuais de dióxido de carbono. Embora não sejam dados para orgulhar-se, a popularidade do concreto permanece imaculada, sendo ainda hoje um dos mais queridos materiais de construção para arquitetos do mundo todo. Entretanto, à medida que nós profissionais e também o público em geral nos tornamos cada dia mais conscientes à respeito das suas causas e efeitos não agravamento das mudanças climáticas, o impacto ambiental causado pela indústria do cimento torna-se uma das principais questões a ser debatida. Como resultado disso, designers, arquitetos e pesquisadores do mundo todo estão debatendo e nos ajudando a construir um debate mais amplo sobre qual o futuro do concreto na arquitetura e na indústria da construção civil.

futuro do concreto
Crédito: Divulgação

Por milhares de anos, o concreto tem sido o elemento base da construção civil: o material mais amplamente utilizado ao longo da história da humanidade. Seu baixo custo de produção, versatilidade, aplicação rápida e familiaridade com os praticamente todos os envolvidos na indústria da construção civil, fazem com que mais de 22 bilhões de toneladas de concreto sejam despejadas todos os anos. Conforme salientado pelo relatório da BBC, a produção de cimento hoje é trinta vezes maior que em 1950, e quatro vezes a produção dos anos 1990. Isso se deve principalmente pelos esforços de reconstrução da Europa durante o pós segunda guerra, e pelo boom na construção civil na China e na Ásia a partir da década de 1990. À medida que o mercado da construção civil cresce os olhos e avança em direção ao Sudeste Asiático e à África subsaariana, prevê-se que a produção de cimento tenha que aumentar em 25% até 2030 para manter o ritmo esperado.

Se formos examinar minuciosamente a contribuição da indústria da construção civil para o agravamento da mudanças climáticas, o concreto pode ser visto como um dos principais vilões a ser combatido. Como bem colocado por Lucy Rodgers em um artigo para BBC News, “se a indústria do cimento fosse um país, ela seria o terceiro maior emissor de CO2 do planeta terra – atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Ela contribui por cerca de 8% das emissões globais de CO2, muito acima da frota aérea mundial (2,5%) e não muito atrás do setor agrícola (12%). A alarmante notícia, que muitos já sabiam de antemão, foi publicada paralelamente à realização da conferência das mudanças climáticas COP24 da ONU na Polônia. Isso significa que para cumprir os requisitos do Acordo Climático de Paris de 2015, as emissões anuais resultantes da produção de cimento deverão ser reduzidas em 16% até 2030.

 
Confira o vídeo e as fotos

7 Respostas

  1. Bom dia!
    Não estou conseguindo me inscrever na live de hoje, o futuro do concreto.
    Ainda é possível?
    Grato

  2. Obrigado pelo convite
    Inscrito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.