Negócios

Impermeabilização – o sucesso de uma boa obra

obra

Vários fatores são fundamentais para garantir a entrega de uma excelente obra como impermeabilização no mercado da Construção Civil.

Muitas vezes para o cliente final o foco em um projeto acaba por ser direcionado para questões como “design”, materiais, mas existe algo que é fundamental e vem antes de todas as outras soluções para o ambiente.

Estamos falando sobre a importância da impermeabilização. Ela é uma das principais etapas para qualquer categoria de construção e deve ser executada nas áreas ou superfícies que tenham contato com água ou umidade, como lajes, alicerces, paredes, piscinas, reservatórios, pisos, jardineiras, banheiros, cozinhas e áreas de serviço.

Os problemas derivados da falta ou falha de impermeabilização, são diversos, mas entre eles podemos destacar três principais:

– Infiltração de lajes e coberturas;

– Infiltração em reservatórios, piscinas e tanques;

– Umidade de rodapés e áreas enterradas.

Os efeitos destas patologias podem ser:

Superficiais: percebidos na camada de pintura e massa corrida, e surgem como embolhamento, manchamento, desprendimento e formação de fungo;

Intermediários: identificados por desplacamento, esfarelamento e fissuras nas argamassas de revestimento;

Profundos: ligados a corrosão das armaduras internas do concreto ou ruptura dos blocos de vedação, ou materiais constituintes de uma alvenaria, que podem comprometer a estrutura.

Qual o melhor momento para impermeabilizar?

O momento ideal para impermeabilizar é logo no início da construção, ou sempre que é feita uma ampliação, troca de pisos ou reforma que altere limites/paredes em áreas molháveis.

Quando são verificados sinais de umidade, o ideal é não postergar o tratamento, pois como a impermeabilização protege as armaduras da estrutura de concreto do processo de corrosão, além dos revestimentos, pinturas e até o mobiliário.

Lembre-se que cada mês que adiamos a execução deste serviço, se agrava os efeitos da falta de impermeabilização, aumentando os custos e prazos para executar a intervenção correta e proteger o imóvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.