Negócios

Impermeabilização de laje de subpressão: case Butantan

Impermeabilização

A impermeabilização de laje de subpressão é essencial para garantir o aumento da vida útil de projetos e durabilidade do concreto. Ainda mais em obras que envolvem uma série de protocolos rígidos. Esse é o caso da nova fábrica do Instituto Butantan, em São Paulo. No mesmo espaço também construído o Museu da Vacina.  

Neste case, você conhecerá detalhes sobre o projeto da nova fábrica do Butantan. Mas daremos destaque para a laje de subpressão, algo incomum em São Paulo. Além disso, vamos falar um pouco da atuação da Penetron Brasil nesta obra da construtora Mutual e da importância da impermeabilização de laje de subpressão. 

Novo Centro Avançado de Produção de Soros do Instituto Butantan

O Instituto Butantan iniciou as obras do Centro Avançado de Produção de Soros em abril de 2021. A fábrica produzirá 12 tipos de soros com uma linha de produção completa, o que é ótimo. As instalações devem ficar prontas em 2023. 

Um ponto interessante é que essa fábrica será capaz de produzir soros em pó. Ou seja, os produtos líquidos serão desidratados e transformados em pó. O processo é realizado por meio de um equipamento chamado liofilizador. 

Impermeabilização
Crédito: Divulgação

Laje de subpressão preparada para receber concreto com o Penetron Admix

Além disso, os soros em pó contra toxinas de animais peçonhentos e micro-organismo estarão em regiões que hoje têm dificuldade de acesso aos tratamentos. Como se pode notar, é um projeto de alta relevância social para o país. 

Agora, ficou clara a importância do projeto. Vamos conversar um pouco sobre impermeabilização da laje de subpressão. A Penetron Brasil atuou com o Penetron Admix e com a fita hidroexpansiva Penebar SW-55.  

O que é laje de subpressão e qual a importância da impermeabilização?

Antes de mais nada, é importante definir o conceito de laje de subpressão. Assim, entenderemos a importância da impermeabilização e estanqueidade geral nesse contexto. 

A laje de subpressão é usada quando o projeto possui subsolos mais baixos que o nível do lençol freático do terreno. Isso significa que a estrutura está sujeita à pressão hidrostática, pois a estrutura fica em contato direto com o solo. 

Nesse sentido, a laje de subpressão sofre maior empuxo de água. Em outras palavras, recebe uma pressão aplicada de baixo para cima. No 15º Simpósio Brasileiro de Impermeabilidade, realizado pelo IBI tem um estudo de caso interessante. Veja aqui

Impermeabilização
Crédito: Divulgação

Fonte IBI BRASIL

Em síntese, o contato direto da estrutura com o lençol freático, além da pressão hidrostática, deixa clara a importância da impermeabilização e proteção do concreto. Por fim, esse é o motivo pelo qual os produtos do sistema Penetron foram especificados para esta obra. 

Impermeabilização da Laje de subpressão do Instituto Butantan

Na obra do Instituto Butantan, a Penetron Brasil trabalhou no projeto em fevereiro de 2022. A laje de subpressão dessa obra possui o volume total de 1.500 m³ de concreto. Assim, a primeira etapa contou com 1.000 m³ e a segunda com 500 m³. 

Para aumentar a produtividade, a concretagem foi realizada com duas bombas. Dessa forma, o concreto foi lançado e vibrado em três camadas. Essa técnica é importante por melhorar a qualidade final do concreto. 

Primeiramente, a Penetron Brasil forneceu Penetron Admix, aditivo redutor de permeabilidade (PRAH).  Nesse sentido, o objetivo é impermeabilizar a laje de subpressão, proteger, aumentar a durabilidade e a vida útil das estruturas. 

Impermeabilização
Crédito: Divulgação

Na imagem acima você pode perceber áreas verdes. Trata-se do rastreador químico do Penetron Admix

A impermeabilização da laje de subpressão também depende da estanqueidade total nas juntas do concreto. Para resolver isso, instale a fita hidroexpansiva Penebar SW-55. A instalação foi realizada em dois alinhamentos: a 20 cm do solo e a 20 cm do topo da laje.

Para mais informações, acesse o site da Penetron em www.penetron.com.br ou ligue para a central de atendimento eletrônico (12) 3159-0090.

Fonte: Penetron

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.