Negócios

Tipos de portas: conheça 10 estilos diferentes e seus usos

Aprenda quais são os principais estilos de porta para escolher o modelo que mais combina com a decoração da sua casa

As portas são as principais responsáveis pela nossa circulação dentro de casa. Elas têm a função de receber, integrar ou reservar ambientes. Podem ser feitas de materiais diversos (como madeira, ferro, alumínio, vidro, etc) em modelos simples, duplos ou com muitas folhas. Mas é a maneira de usar e, principalmente, o tipo de abertura que define o estilo de uma porta. Abaixo, listamos 10 tipos de portas diferentes capazes de dar identidade e personalidade a qualquer ambiente.

Estilos de porta

Neste projeto paulistano, as arquitetas do escritório Concretize Interiores brincaram com a paleta de azul e branco para esconder a porta no modelo tradicional abre e fecha, que leva para a área íntima do apartamento. O truque de esconder a porta com o mesmo revestimento da parede é que leva o nome ‘mimetizado’.

estilos de porta

Os modelos de portas pivotantes, aquelas que giram no eixo vertical, costumam aparecer em muitos projetos de estilo contemporâneo. Ideais para locais com pé-direito alto, elas deixam qualquer ambiente mais elegante. Nesta casa na Fazenda Boa Vista, interior de São Paulo, com arquitetura de Erick Figueira de Mello e decoração da designer de interiores Marina Linhares, a porta pivotante, combinada a painéis de vidro nas laterais, causa impacto logo na entrada da sala.

estilos de porta

As portas basculantes são aquelas que se abrem no eixo horizontal. Esta casa no interior paulista projetada pelo Studio Arthur Casas faz um uso interessante do modelo. Esta sala fica no térreo e incorpora a ideia principal do projeto: áreas de convivência generosas com aberturas para a vista do campo de golfe. Por isso, o uso da porta basculante automatizada com vidro único.

estilos de porta

porta camarão, ou articulada, é uma excelente opção para ambientes pequenos já que é um modelo que se dobra e não ocupa tanto espaço de abertura. Neste projeto de um apartamento de apenas 40 m², o arquiteto Rogério Shinagawa precisava fazer a área da suíte render. Para não prejudicar a circulação, uma porta camarão foi instalada no banheiro. A medida foi tão eficiente que sobrou lugar até para uma banheira.

estilos de porta

Talvez a opção mais prática de todas seja a porta de correr. Afinal, o modelo exige pouco espaço e é capaz de isolar completamente ou integrar ambientes internos. O escritório Conrado Ceravolo Arquitetos usou este recurso neste apartamento de de 110 m² para um casal em São Paulo. A ideia foi colocar paredes abaixo e apostar nas portas de correr para  integrar a sala ao home office (quando abertas) ou reservar a área de trabalho (quando fechadas).

estilos de porta

A porta balcão é um modelo com duas ou mais folhas que abre para os dois lados. O estilo é um dos mais populares no Brasil – principalmente, na versão de madeira. É muito comum combinar uma porta de vidro com uma porta veneziana, o modelo que possui aberturas na horizontal que permitem a ventilação do ambiente. É o que acontece nesta casa de campo em Itu (SP), projetada pela arquiteta Fernanda Dabbur. Aqui, as portas balcão, compostas por uma folha vidro e venezianas articuladas, tem estilo colonial e quando abertas revelam a paisagem bucólica da natureza da região no interior de São Paulo.

estilos de porta

A porta veneziana permite ventilação até mesmo quando fechada. Muitas vezes, o modelo é combinado com folhas de vidro, formando uma porta balcão – como mostramos acima. Na casa de Jacob e Melissa Brillhart em Miami, as portas venezianas aparecem sozinhas emoldurando a área da varanda e criando um interessante jogo de luzes e sombras no hall de entrada.

estilos de porta

Pouco usada no Brasil, a porta holandesa é serrada pela metade. Com as duas partes independentes, ela é um modelo interessante para quem tem animais de estimação em casa já que permite a passagem dos pets facilmente. Na foto, a porta em tom de laranja queimado possui duas maçanetas: uma na parte de cima, outra na de baixo. A porta holandesa com detalhes de vidro fica ainda mais cheia de personalidade.

estilos de porta

Clássica, a porta francesa tem apelo vintage e afetivo. A principal característica do modelo, que pode ter estrutura de ferro ou de madeira, são os seus painéis de vidro. Ela pode ser uma porta dupla ou simples, o importante é que o vidro permita a entrada de luz natural. No Chateau de Gudanes na França, a porta francesa da sacada se abre para a paisagem externa do sul do país.

estilos de porta

Este modelo de correr lembra aquelas usadas em, obviamente, celeiros ou estábulos. Elas originalmente possuem um apelo rústico, mas em muitos projetos contemporâneos têm aparecido coloridas. O tom vibrante usado neste apê assinado pela Inside Arquitetura, por exemplo, faz com que a porta celeiro deslizante seja o elemento central da decoração, que combina com a proposta moderna e descontraída do projeto.

 

Fonte: Casa Vogue

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.