Mercado

Escassez de mão de obra na construção civil preocupa Canadá e abre oportunidades para brasileiros

mão de obra

Matéria informativa

O C3 Clube da Construção Civil não faz nenhum encaminhamento para vagas. 

O Canadá está sofrendo com a falta de profissionais em diversas áreas, e a construção civil é uma delas. O país precisa de imigrantes para continuar com o crescimento populacional e econômico. “A taxa de desemprego atual no Canadá é a mais baixa desde a década de 1970. O problema não é a falta de emprego em si, mas de trabalhadores especializados. E isso em muitas áreas, desde serviços mais operacionais até cargos em nível estratégico, mas a área da construção é uma das mais escassas. O Canadá precisa de trabalhadores estrangeiros, por isso a meta do governo é receber 691 mil novos imigrantes entre 2020 e 2021”, afirma Daniel Braun, diretor e presidente da Cebrusa, empresa que oferece soluções completas em imigração para o país.

Existem diversas oportunidades no setor da construção civil em todo o Canadá. Cada província possui demandas específicas de vagas, mas Quebec é um dos lugares com alta procura para trabalhadores das seguintes áreas: tecnólogo em eletromecânica, engenheiro civil, elétrico e industrial, técnico em desenho industrial, especialista em refrigeração, instalador de sistemas de segurança, soldador, pintor de prédio, entre outros.

“Construção civil é sempre um setor aquecido em países em crescimento econômico”, ressalta Braun. “Nós, da Cebrusa, auxiliamos qualquer candidato que queira morar e trabalhar no Canadá, seja na área da construção civil ou em qualquer outra. Nós potencializamos as chances de uma pessoa se tornar um residente permanente para trabalhar, estudar, empreender, enfim, para viver no Canadá”, reforça.

Canadá como uma das principais economias do mundo

Apesar da falta de profissionais em diversas áreas, o país está novamente entre as 10 economias do mundo, de acordo com a Tabela da Liga Econômica Mundial. O Produto Interno Bruto (PIB) canadense foi de CAD$ 1,731 trilhão em 2019.

“Isso só prova que uma das forças do Canadá é a imigração. Hoje, o país é dependente da imigração para continuar seu crescimento econômico. E com todos os esforços do governo nesse sentido, tanto o país tem se beneficiado como também aqueles que chegam por lá provenientes de todos os lugares do mundo”, analisa Daniel Braun.

O termo mão de obra tradicionalmente designa o emprego manual direto na produção industrial. Para efeito de apuração de custos, distingue-se a mão de obra direta (o trabalho diretamente empregado na fabricação de um bem ou serviço), e a mão de obra indireta (o trabalho realizado em atividades frequentemente indivisíveis, de supervisão ou apoio à produção, tais como a manutenção de máquinas e equipamentos, limpeza ou vigilância).

O custo da mão de obra designa a parcela correspondente ao trabalho dentro do custo total de um objeto fabricado ou de um serviço prestado.

Mão de obra designa o trabalho manual empregado geralmente na produção de indústrias, mas também pode ser utilizado para se referir ao trabalhador de qualquer empresa.

Desde que entrou em o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em 2009, a locução mão-de-obra (com hífen) passou a ser considerada incorreta. A forma correta de escrever é mão de obra, sem o hífen.

110 Respostas

  1. Trabalho na construção civil, busco emprego fora do Brasil

  2. Gostaria de trabalhar fora do Brasil sou encarregado de obra

    1. Sou profissional na área acabamento de cerâmica, porcelanato, granito, e outros trabalhos tb morro na Bélgica e quero ir trabalhar no canada e morar e falo francês ok obrigado fone e watts e 0032466316532 Adriano se tiver interesse mim liga

  3. Estou em busca de oportunidades na área da construção civil, qualquer área.

    1. Sou pintor proficional .e tenho curso de pedreiro .facos serviços idrauliocos ,pisos vinílico,gesso acartonado ,sou masseiro,texturas ,faço serviço de carpinteiro,serralheria,já trabalhei como responsável de obra,faço forros PVC,tenho muitas abilidades na construção civil.e sou dedicado ,e sempre tento ser o melhor entre meus pares

    2. Sou mestre de obras aqui no Brasil tenho 52 anos estou disponível para um novo desafio fora do brasil