A cidade de São Paulo acaba de ganhar mais um novo espaço cultural, a Pina Contemporânea é a extensão da Pinacoteca.
Com quase 6.600 metros quadrados de área construída —e 3.550 metros de área expositiva—, a Pinacoteca Contemporânea se junta à Pina Luz e a Pina Estação para formar um complexo artístico com pouco mais de 22 mil metros quadrados de área total no centro da cidade.
Dessa forma, o museu passa a ser o segundo maior da América Latina, apenas atrás do Museu de Antropologia Nacional do México —com quase 80 mil metros quadrados.
A reforma deste espaço é muito especial para a cidade, pois todo traço do modernismo foi preservado , desde a assepsia do caixote branco e a graça dos cobogós, que adornam a fachada principal, recepcionando cada um dos visitantes.
Não por acaso, o edifício foi erguido, aproveitando a estrutura da Escola Estadual Prudente de Moraes, antigo projeto do arquiteto Hélio Duarte.
O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, por isto o projeto demandou uma série de cuidados especiais, como aproveitamento dos portões da entrada , o pátio interno, entre outros detalhes.
Ao todo, R$ 85 milhões foram investidos para que a obras —sendo R$ 55 milhões dos cofres públicos e R$ 30 milhões doados pelo empresário Marcel Telles, um dos fundadores da Ambev.
Este projeto de expansão da Pinacoteca foi assinado pelo escritório Arquitetos Associados, que realizou obras em Inhotim, e pensado para integrar o novo edifício ao tradicional da Pina Luz de maneira harmônica.
Tanto que até a cobertura translúcida desenhada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha para o teto da Pina Luz foi replicado em menor escala pela empresa de arquitetura responsável pelo projeto da Pinacoteca Contemporânea.
Para inauguração o espaço recebe duas exposições: a mostra Chão da Praça, uma coletiva com obras do acervo e na Grande Galeria, e Quase Coloquial, da coreana Haegue Yang, destaque internacional da arte contemporânea em sua primeira exposição na América Latina.
O museu terá entrada gratuita durante os primeiros 30 dias de exposição.