Caipirinha, paixão mundial
Tão famoso quanto o Carnaval e o futebol, a caipirinha é paixão mundial. Todo mundo que já teve oportunidade de receber visitantes estrangeiros sabe bem o que estamos falando. Apesar de parecer simples, todo mundo tem seu jeito de fazer a caipirinha perfeita.
E como nasceu a caipirinha?
Segundo aponta o historiador Luís da Câmara Cascudo, a caipirinha foi criada por fazendeiros latifundiários na região de Piracicaba, no Estado de São Paulo, durante o século XIX, como um drinque local para festas e eventos de alto padrão, sendo um reflexo da forte cultura canavieira na região. E foi na Semana da Arte Moderna de 22 que a bebida se tornou popular, conquistando os artistas que participaram do movimento e espalharam a receita pelo Brasil.
Existe uma caipirinha perfeita?
A receita clássica é muito simples: limão, açúcar e cachaça. Porém nada impede você de utilizar outras frutas ou outros destilados como vodca ou saquê.
O segredo está em escolher sempre bons ingredientes e macerar corretamente a fruta. No caso de utilizar limão em sua receita, um cuidado especial é tirar a parte branca da fruta que normalmente causa o amargor.
Quanto melhor a cachaça, melhor a caipirinha. Pode cachaça envelhecida na caipirinha? Pode! Só lembre que isso vai levar uma nova camada de sabor para o drinque.
E se você quiser variar a receita, algumas receitas especiais.
Caipirinha de Tangerina com Pimenta Rosa
- 7 – Gomos de Tangerina
- 4 – Colheres de açúcar
- 100ml – Cachaça
- Canela
- Pimenta rosa
Caipirinha de Morango com Maracujá
- 4 morangos
- – 1 maracujá
- – gelo triturado (suficiente para encher o copo)
- – 2 doses de vodka (aprox. 60ml)
- – 2 colheres de chá, rasas, de açúcar.
Para a versão sem álcool: substituir a vodka pela água com gás.
Caipirinha de Melancia
- Melancia em cubos e sem caroço suficiente para encher o copo
- 1 limão cortado em cubos (tirar o miolo branco que amarga)
- 1 colher de chá de açúcar (pode colocar mais ou menos, conforme o seu paladar)
- 1 dose de vodka
- Gelo suficiente para encher o copo