Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Enjoy

Instituto Tomie Ohtake apresenta a exposição “Vida Venturosa”

O Instituto Tomie Ohtake traz para São Paulo Yente – Del Prete. Vida venturosa, mostra organizada e apresentada no Malba – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires em 2022. A exposição retrata a vida do casal de artistas Eugenia Crenovich (1905-1990), conhecida como Yente, e Juan Del Prete (1897 – 1987), ressaltando a sinergia criativa de ambos e o vínculo amoroso como abordagem artística.

Durante mais de 50 anos, Yente e Juan Del Prete não só compartilharam a vida de casal, mas trocaram ideias sobre arte. Realizaram inúmeras exposições individuais e participaram de diferentes coletivas, porém nunca expuseram juntos. Esta exposição reúne-os pela primeira vez com uma seleção de mais de 150 obras, entre pinturas, esculturas, tapeçarias, desenhos e livros, entre as décadas de 1930 e 1980.

Como perfil, existem dois elementos constantes na produção do casal: o trânsito entre figuração e abstração, abrangendo diversos estilos. Yente e Del Prete se apropriaram das múltiplas correntes da Arte Moderna, utilizando os materiais como meios de experimentação.

As peças expostas são provenientes principalmente da Coleção Yente – Del Prete, dirigida por Liliana Crenovich (sobrinha da artista) e de importantes coleções privadas e públicas argentinas, como o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, Coleção Amalita, entre outras.

 

Imagem: Yente. Composição com curvas, 1947. Óleo sobre hardboard

 

Apesar das diferenças entre o casal – ele, um imigrante italiano instalado no bairro de La Boca e formado sob tutela dos pintores do bairro; ela, de Buenos Aires, graduada em filosofia e a caçula de uma família judia abastada de origem russa – , os dois percorreram um caminho de pesquisa artística conjunta, com diversas linguagens e materiais.

Nada do entorno dos artistas parece ter ficado sem exploração em seus trabalhos. Para além de posição crítica diante das modas, Yente e Del Prete tiveram empatia e flexibilidade para se deixarem atrair pelas diversas possibilidades que a visualidade abria. Segundo Malba María Amalia García, pesquisadora e curadora-chefe do Malba, em um constante ir e vir entre figuração e abstração, durante os anos de 1950 e 1960 abraçaram a experimentação pictórica, a colagem, a montagem de objetos e os têxteis.

As anedotas da arte argentina remetem à ‘gula’ de Del Prete para se referir à sua desenfreada produção. Yente, embora mais moderada, não foi por isso menos voraz.  “Sua obra se desdobrou em diversos suportes, não apenas se dedicou ao desenho e pintura, mas à escultura, expandindo seu trabalho aos têxteis, aos livros de artistas e ao trabalho de arquivo”, revela María Amalia García, pesquisadora e curadora-chefe do Malba.

A exposição, que foi aberta ao público no último dia 14, ficará em cartaz até 18 de fevereiro de 2024.

 

Yente – Del Prete. Vida Venturosa

Quando: Até 18 de fevereiro de 2024

De terça a domingo, das 11h às 19h – entrada franca

Onde: Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 (entrada pela rua Coropé, 88) – Pinheiros/ SP

https://www.institutotomieohtake.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.