Mercado

Engenharia Civil está presente na vida e no futuro de todos nós Trabalho dos profissionais faz parte de tudo no dia a dia

Foto: G1

A Engenharia Civil é uma atividade em que os conhecimentos científicos e técnicos, além da experiência prática, são aplicados na exploração dos recursos naturais para o planejamento, projeto, construção e operação de objetos úteis à sociedade. Na era do conhecimento, a formação do Engenheiro Civil é um relevante mecanismo de desenvolvimento nacional. Os serviços prestados por estes profissionais são essenciais em nosso dia a dia, como as edificações, as obras de infraestrutura e todos os modais de transporte, tanto no meio urbano, quanto rural.

O mundo globalizado proporciona oportunidades inéditas de negócios e de crescimento, mas impõe um nível de exigência extremamente minucioso aos profissionais. O contexto socioeconômico atual do país aponta para um momento de reflexão e, mais do que nunca, de planejamento para este setor, que é fundamental para a sobrevivência e qualidade de vida.

A data comemorativa da profissão é dia 25 de outubro, dia nacional do Patrono da Construção Civil e dos Profissionais da Engenharia Civil, Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, desde 2007, Santo Frei Galvão. Em mais de 28 anos de trabalho, Frei Galvão atuou na construção de obras importantes em São Paulo, como o Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz e a Igreja de Nossa Senhora da Luz.

Área de atuação e atribuições do engenheiro civil – As atribuições do profissional são definidas pelo art. 7º da Lei 5194/66, art. 28 e 29 do Decreto 23.569/33 e art. 7º da Resolução 218/73 do Confea. Entre elas destacam-se construção e averiguação de edificações, equipamentos de segurança, urbanos, rurais e regionais e de serviços; estudar, projetar, analisar e avaliar técnicas e obras relacionadas a edifícios, rodovias, ferrovias captação e abastecimento de água, drenagem e irrigação; planejar e projetar trabalhos em âmbito urbano, rural, de transportes e em outras regiões; estudar, projetar, analisar e avaliar técnicas e obras relacionadas a portos, rios, canais, barragens e das concernentes aos aeroportos, bem como obras peculiares ao saneamento urbano e rural; projetar e construir pontes e grandes estruturas, entre muitos outros.

Engenharia na vida e no futuro – Em homenagem às engenharias e geociências e buscando a valorização do trabalho dos profissionais do sistema – mais de 60 mil e 15 mil empresas registradas – o CREA-SC lança no dia 8 de novembro próximo e veicula até 8 de janeiro de 2021 a campanha institucional “Engenharia na Vida e no Futuro de Todos Nós”. As peças serão exibidas nas principais emissoras de televisão e rádio do estado, além das redes sociais, principais portais de notícias e mídias do Conselho, mostrando como os serviços prestados pelo setor fazem parte da vida em sociedade: os alimentos, a construção civil, a energia, as indústrias e as inovações que impulsionam o desenvolvimento e proporcionam segurança, bem estar e qualidade de vida.

— O material evidencia a importante atuação do CREA-SC neste sentido, que fiscaliza o exercício profissional em obras e serviços, garantindo a segurança da sociedade e valorizando a responsabilidade técnica em todas as áreas do sistema — assinala o presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann.

Saiba mais sobre a campanha no portal do CREA-SC: www.crea-sc.org.br

Fonte: G1 por CREA/SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.