Mercado

Energia Solar, uma realidade

Energia Solar

Durante todo o ano passado acompanhamos os movimentos do mercado no que se refere a energia solar. E nesta semana a ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar, trouxe a informação que o Brasil acaba de ultrapassar a marca histórica de 13 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica em sistemas de médio e pequeno portes instalados em telhados, fachadas e terrenos e em grandes usinas centralizadas.

Alguns fatores contribuíram para este resultado, como o incentivo do governo para instalação de painéis solares através de programas de financiamento, desenvolvimento de novas soluções que ajudaram a popularizar a energia solar e principalmente a crise hídrica, que acarretou no aumento da conta de energia e levou muitos consumidores a buscarem outras soluções.

De acordo com a entidade, desde 2012, a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de 66,3 bilhões de reais em novos investimentos, 17,1 bilhões de reais em arrecadação aos cofres públicos e gerou mais de 390.000 empregos. Com isso, também evitou a emissão de 14,7 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

O Brasil possui 4,6 GW de potência instalada em usinas solares de grande porte, o equivalente a 2,4% da matriz elétrica do país. Desde 2012, as grandes usinas solares já trouxeram ao Brasil mais de 23,9 bilhões de reais em novos investimentos e mais de 138.000 empregos acumulados, além de proporcionarem uma arrecadação de 6,5 bilhões de reais aos cofres públicos.

Atualmente, as usinas solares de grande porte são a sexta maior fonte de geração de energia do Brasil, com empreendimentos em operação em nove estados brasileiros, nas regiões Nordeste (Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte), Sudeste (Minas Gerais e São Paulo) e Centro-Oeste (Tocantins).

No segmento de geração própria de energia, são 8,4 GW de potência instalada da fonte solar. Isso equivale a mais de 42,4 bilhões de reais em investimentos, 10,6 bilhões de reais em arrecadação e mais de 251.000 empregos acumulados desde 2012, espalhados pelas cinco regiões do Brasil. A tecnologia solar é utilizada atualmente em 99,9% de todas as conexões de geração própria no país, liderando com folga o segmento.

Ao somar as capacidades instaladas das grandes usinas e da geração própria de energia solar, a fonte solar ocupa, agora, o quinto lugar na matriz elétrica brasileira. A fonte solar já ultrapassou a potência instalada de termelétricas movidas a petróleo e outros fósseis, que representam 9,1 GW da matriz elétrica brasileira.

Resposta

  1. Estou atrás de uma oportunidade para trabalhar fora do Brasil na área de construção civil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.