Negócios

Eliane Revestimentos investe em projeto de industrialização da construção civil

Empresa é a primeira fabricante brasileira do setor a implantar o método

Otimizar processos, materiais, custos e tempo de obra é um desafio que grandes construtoras vêm priorizando na execução de projetos. Essa necessidade de racionalizar recursos é um dos pontos propulsores da industrialização da construção civil no Brasil, que vêm ganhando mais espaço nos canteiros de obras nos últimos anos. Entendendo a crescente importância dessa demanda, a Eliane Revestimentos, por meio das soluções construtivas Eliane Tec, desenvolveu um projeto inédito no setor para grandes obras: o Lean Tile.

 

O novo modelo de negócio une os conceitos de construções enxutas (ou lean construction) e de turn key para transformar os canteiros em uma espécie de “linha de montagem”, gerenciada por equipes especializadas e homologadas pela empresa fabricante por meio de fluxos de valor, integrando as diferentes etapas da obra e não mais em partes isoladas ou por departamentos, tendo como objetivo a excelência operacional. Na prática, se antes era finalizado por completo a estruturação e a alvenaria de um edifício para depois entrar a etapa de acabamentos e revestimentos, hoje cada pavimento é concluído individualmente – o que otimiza a entrega da obra, além de reduzir custos e desperdícios.

 

Na proposta Lean Tile, a Eliane é responsável pela especificação dos materiais, projeto executivo, logística de entrega no pavimento, planejamento operacional, implantação e inspeção de qualidade dos revestimentos para a obra, integrando desde o cronograma das linhas de produção na fábrica até a instalação final dos produtos, incluindo ainda logística reversa. Assim, os revestimentos cerâmicos são fabricados e enviados em pallets dedicados para cada pavimento, com o mapeamento de instalação de cada item. Uma grua realiza o içamento do material para cada pavimento específico, onde uma equipe especializada com acompanhamento técnico da Eliane é responsável por receber e assentar os produtos.

 

“O grande diferencial do Lean Tile é otimizar processos e contribuir para ampliar a produtividade e a eficiência de uma obra, com o planejamento da produção baseado em um projeto executivo com especificação e quantificação adequada de materiais, agilizando ainda o tempo de entrega, o que é economicamente benéfico para as construtoras e para a indústria, respectivamente. No momento em que a fabricante atua no processo de ponta a ponta (da produção seriada e em escala de materiais ao assentamento dos produtos), cria-se uma gestão racionalizada da construção, seguindo cronogramas exequíveis e um mesmo padrão de entrega altamente qualificado”, explica a gerente da Eliane Tec, Karina Campos.

 

Organização e redução de desperdícios

 

Seguindo sistemas construtivos como o Lean Tile, ao implantar uma lógica de linha industrial à construção civil, os prazos e custos são fatores que guiam diferentes etapas da obra. Por isso, construtoras e parceiros definem em conjunto o planejamento detalhado e os cronogramas para finalização dos processos. Por exemplo, para agilizar a entrega de um pavimento e evitar a entrega de materiais desnecessários, ao final de cada período, o pavimento recebe apenas a quantidade de insumos que serão utilizados conforme estabelecido na sequência de produção a partir da especificação do projeto.

 

A organização entre os fornecedores e fabricantes é outro ponto fundamental: apenas um tipo de serviço é executado por vez, evitando que uma equipe interfira na frente de trabalho da outra e cause alterações na data estipulada de finalização da obra completa.

 

“A Eliane entende que fomentar e fortalecer a industrialização da construção civil no Brasil é algo benéfico para todos os envolvidos, pois permite a criação de novos processos e expertises que focam na otimização dos custos, tempo e ferramentas, bem como no aprimoramento do desempenho técnico dos empreendimentos. As novas metodologias construtivas – como o Lean Tile – vêm para impulsionar as grandes obras, levando para os canteiros as expertises e o know-how das indústrias de modo a tornar o setor ainda mais competitivo e atraente para o mercado consumidor “, conclui o diretor comercial e de marketing da Eliane, Rogério Longoni. O Lean Tile é realizado por projeto e sob consulta Eliane Tec.

 

ELIANE TEC

 

Eliane TEC é um serviço especializado em soluções construtivas completas, integradas e competitivas em projetos. Consiste em um sistema de produtos e serviços para obras civis, ofertado aos clientes pela Eliane Revestimentos Cerâmicos.

Para conhecer mais acesse elianetec.com ou acompanhe nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.