Negócios

Dicas para o planejamento eficaz de elevadores

elevadores

 Tão importante quanto definir as áreas comuns dos empreendimentos e realizar o planejamento eficaz do serviço de elevadores.

Com o aquecimento do mercado de construção civil e o acelerado processo de verticalização das cidades, o planejamento de elevadores se tornou fundamental no dia a dia de profissionais da área de engenharia e construção civil, arquitetos e projetistas.

A escolha do modelo do elevador, sua capacidade e o design são primordiais para o sucesso do projeto e garantia de conforto e agilidade na mobilidade dos usuários dos empreendimentos.

 Projetar o elevador de um edifício requer atenção a pontos que precisam ser bem analisados: finalidade do edifício (residencial, comercial, hotel), número de pessoas que utilizarão os elevadores diariamente, peso total que o elevador deve ser capaz de transportar, se é necessário um elevador de serviço e garantir acessibilidade para pessoas com deficiência, entre outros pontos. Mais uma consideração diz respeito à casa de máquinas, já que é possível instalar elevadores que dispensam a sua construção.

Prédios muito altos, por exemplo, precisam de equipamentos mais rápidos e com capacidade elevada de transporte para que seja possível manter o tráfego fluindo. Já hotéis precisam de elevadores mais largos para transportar bagagens e mais passageiros. Em alguns edifícios, os elevadores são puramente funcionais. Em outros, o design é uma característica fundamental que agrega valor ao edifício.

Ou seja, cada empreendimento tem suas características, desafios e necessidades específicas que o elevador deve suprir. Por isso, contamos com quatro tipos principais de elevadores no mercado: elevador de passageiros, que são os mais comuns, destinados ao transporte de pessoas em um edifício e podem variar em termos de tamanho, velocidade e opções de interior; elevador de serviço, destinados ao transporte de mercadorias, volumes maiores, carrinhos de compras e/ou limpeza.

Estes equipamentos são mais robustos do que os elevadores de passageiros; e elevador de carga, destinado a transportar cargas pesadas, como carros ou máquinas. Este tipo de elevador não deve transportar passageiros e, por este motivo, tem um interior menos atrativo e mais resistente.

Outra questão importante na hora de escolher o elevador certo é selecionar o melhor sistema de içamento. É possível optar entre os elevadores hidráulicos, acionados por pistões na parte inferior e, geralmente, usados somente em prédios baixos para o transporte de grandes cargas, ou elevadores de tração elétrica, que operam por meio de um sistema de polias. Existem dois tipos de elevadores de tração elétrica: tração sem engrenagem e tração com engrenagem.

Elevadores bem projetados não só agregam valor ao imóvel, mas também contribuem para a funcionalidade geral do edifício. Entretanto, encontrar o ajuste certo entre desempenho, funcionalidade e design no projeto de um elevador requer muita atenção.

Apesar de ser uma tarefa desafiadora, a tecnologia tem auxiliado profissionais do setor no planejamento do elevador ideal para cada projeto. Antigamente, era necessário dedicar-se à leitura de livros, fazer consultas e pesquisas. Atualmente, o mercado conta com ferramentas avançadas, simples e rápidas, como a plataforma de planejamento e design do Grupo Schindler. O Schindler Plan & Design facilita a especificação dos elevadores nas fases iniciais do ciclo de vida do projeto do edifício e fornece recomendações, além de layout personalizado do produto. Desta forma, arquitetos e projetistas podem encontrar o elevador ideal para cada empreendimento apenas inserindo os dados do projeto no site da ferramenta.

Enfim, utilizar as ferramentas tecnológicas que a indústria de elevadores disponibiliza é ganhar eficiência na hora de planejar os elevadores e garantir que serão considerados os elementos essenciais para projetos de construção ou modernização.

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.