Enjoy

Dica de Leitura: Futebol também se aprende lendo

futebol

O futebol não é só um jogo, é paixão nacional! E como estamos às vésperas da COPA C3 fomos descobrir livros que possam inspirar o atleta que existe dentro de você.

Confesso que não foi fácil escolher, já que entre biografias excepcionais tem muita história e paixão. Mas como todo boleiro diz: O jogo só se ganha nas quatro linhas.

Então escolhemos dois livros táticos para começar a falar sobre o tema, um esquenta para o ano que promete fortes emoções!

futebol
Crédito: Divulgação

A Pirâmide Invertida

Jonathan Wilson é um dos escritores de futebol mais importantes no mundo atualmente e além da coluna no The Guardian escreve também para The Blizzard, publicação que também está entre as mais interessantes no gênero.

O livro pode ser resumido como a “Bíblia da tática” e investiga o futebol em seus pouco mais de 150 anos de existência, mostrando a evolução do jogo ao longo dos tempos até chegar no futebol praticado hoje, que muito bebe de fontes não imagináveis para a maioria dos que acompanham futebol e, ao contrário de Wilson, não têm conhecimento e pesquisa profundos dos aspectos táticos.

futebol
Crédito: Divulgação

Guardiola Confidencial.

Quem não queria Pep Guardiola no time? O catalão é considerado por uma boa parcela de fãs de futebol como a mente mais brilhante do jogo no futebol de hoje em dia e uma das mais brilhantes de todos os tempos. Entretanto, Guardiola nunca abriu muito seu trabalho e suas ideias para jornalistas. A análise sobre sua forma de treinar, até esse momento, se baseava mais na observação de seu jogo e em suas referências de futebol (Johan Cruyff, por exemplo) do que na exposição de conceitos oferecidos por ele mesmo.

Este livro cobre desde a preparação até o desfecho da primeira temporada do técnico no Bayern de Munique, mostrando seus sucessos e também suas crises. Assim como Guardiola, que ganhou tudo logo em seu primeiro ano no comando de uma equipe profissional (o Barcelona de 2008/2009), Guardiola Confidencial foi um sucesso instantâneo. E ficará para sempre marcado como leitura obrigatória para entender os processos e as influências do catalão na maneira de se jogar futebol daqui para frente.

Um excelente esquenta para os boleiros e com certeza vai ajudar muito na resenha de 2ª. feira!

Fonte:  Futebol Café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.