Hard News

Debate sobre Patologia de Fachadas

fachadas

Reunião com mais de oitenta convidados teve interação e soluções para reparos em fachadas.

Quando pensamos em fachadas, logo vem em mente a questão da estética. Porém, sua função está também diretamente ligada à estabilidade, segurança e em evitar infiltrações e rachaduras. No entanto, as patologias em fachadas são comuns e podem resultar na desvalorização do imóvel, além de investimento de tempo e dinheiro em reparos.

Para ajudar você a identificar os primeiros sinais de problemas na sua fachada, separamos três patologias comuns. Leia até o fim, pois temos um convite muito especial para quem quer saber ainda mais sobre este assunto. Confira!

Como evitar patologias em fachadas

É possível prevenir os problemas nas fachadas em apenas três passos: um projeto bem elaborado, a especificação correta dos insumos e a execução adequada. O primeiro passo consiste em descrever todas as interferências existentes na fachada, possíveis zonas de tensões e locais de enrijecimentos. Questões como alocação de cada junta e qual a movimentação prevista também devem constar no projeto. Recomenda-se que o planejamento da fachada tenha como base normas especificas, como a NBR-13.755, por exemplo.

Para garantir a vida útil da fachada, é importante prestar atenção nos produtos que serão utilizados, como o selante. A especificação dos insumos é fundamental e está diretamente ligada ao projeto. Nesta etapa, é imprescindível levar em consideração que a fachada sofre com todo tipo de agente climático, como sol, chuva e poluição. Por isso, deve-se utilizar produtos com uma alta resistência a intempéries.

Mas não adianta escolher os melhores materiais e falhar na execução. Por isso, o terceiro passo é justamente um aviso para que a vedação seja feita da forma adequada. Contar com uma equipe especializada no serviço é importante, além de também executar corretamente cada etapa do trabalho.

Confira o vídeo do nosso debate com a participação de profissionais influentes do segmento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.