C3 Clube Mercado

Cresce o número de startups no mercado imobiliário brasileiro

Startups de mercado imobiliario crescem no brasil

De acordo com matéria publicada originalmente no Estadão Imóveis, o Brasil tem 1.209 startups especializadas em mercado imobiliário, entre proptechs e construtechs. Em relação ao ano 2023, houve um crescimento de 13,5%, segundo dados do Mapa das Construtechs e Proptechs 2024, desenvolvido pela Terracotta Ventures. Juntas, essas empresas empregam 22 mil pessoas de forma direta. 

O estudo aponta que 87,1% destes negócios estão localizados no Sul ou no Sudeste do país. A maioria está em São Paulo (46,6%), na sequência aparecem Santa Catarina (10%) e Paraná (8,4%). 

As startups 

A maior parte das startups ativas se enquadram na categoria Propriedades em Uso (37,2%). Fazem parte, por exemplo, aquelas empresas que oferecem serviços como compartilhamento de escritórios, hospedagem de curta duração (shortstay), gestão de condomínios e processos de gestão logística. Ao todo, são 450 empresas especializadas em gerenciamento. 

Na sequência, se destacam as startups de Aquisição (34,6%). São 418 ao todo, todas dedicadas à otimização da jornada de compra, venda e locação de imóveis. Desta categoria fazem parte portais de locação, intermediação imobiliária, serviços de lançamento e produtos financeiros.  

Em terceiro lugar está a categoria Construção (21,8%), com 264 companhias. Entre as empresas estão aquelas que buscam auxiliar diretamente nas obras. Oferecem uso de ferramentas de gestão e monitoramento ou são ainda startups de construção modular ou pré-fabricada.

 Já as 77 startups que se enquadram em Projeto e Viabilidade (6,4%) apresentam soluções para a fase pré-obra, como tecnologias para qualificação de terrenos, plataformas de gestão ou contratação de profissionais e iniciativas de equity crowdfunding.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.