Conexões Negócios

Conexões | Sistemas Construtivos Inovadores

Especialistas mostram que inovações em fachadas ventiladas são um diferencial importante nos empreendimentos.

 

O uso de novos materiais e técnicas inovadoras é avaliado a partir de estudos de casos em segmentos diferentes de mercado, com visões práticas dos desafios e soluções, do projeto à manutenção pós-obra.

 

A opção de usar novos materiais, como Crystalato e Laminun; as técnicas e métodos mais eficientes para executar os projetos; e os resultados das abordagens inovadoras para Fachadas Ventiladas foram o tema do painel Sistemas Construtivos Inteligentes, realizado no dia 26 de junho, no auditório do show room da Eliane, em São Paulo. O evento, iniciativa do projeto Conexões – série de encontros promovida pelo C3 (Clube da Construção Civil).

 

As facilidades de corte, as funcionalidades autolimpantes, as formas simplificadas de fixação e os modelos mais ágeis de entrega – com soluções industriais turn key – foram alguns dos itens apresentados em detalhes pela engenheira Karina Campos, gerente da Eliane TEC. Junto ao denso conteúdo tecnológico apresentado por ela, Crescêncio Petrucci Jr., consultor e mediador do painel, conduziu uma conversa com André Coletti, diretor de incorporação da Porte Engenharia e Urbanismo, Cláudio Soares, gerente corporativo de engenharia do Grupo Iguatemi, e Rodrigo Sambaquy, sócio da RAF Arquitetura, que compartilharam suas experiências em áreas distintas, de empreendimentos residenciais, comerciais e hospitalares.

 

Mais de sete anos sem lavar e manutenção zero

 

A estratégia do Grupo Iguatemi para o Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, era ter um marco de sofisticação para se diferenciar perante o público da região da Vila Olímpia. “Os arquitetos não especificaram o material; indicaram apenas que deveria ser branco e com brilho. Aí surgiu a alternativa do Crystalato”, lembra Cláudio Soares. “Foi um projeto pioneiro em Fachadas Ventiladas”, reconhece Karina.

 

A instalação de 8 mil m2 de fachada foi executada em menos de cinco meses. Cláudio destaca a necessidade de precisão geométrica, uma vez que a fachada é iluminada: “Grandes formatos sempre foram um desafio para a indústria de porcelanato”.Na fachada do JK foi utilizado Crystalato de 15 mm, com fixação por insight metálico e furos de fábrica. “O que se tem que fazer na obra é a pré-montagem”, resume Karina. Cláudio acrescenta que a alternativa de fixação oculta facilitou o atendimento às premissas estéticas.

 

 

Em setembro de 2018, um acidente com um guindaste provocou a quebra de sete peças, que foram trocadas em três dias. Fora isso, segundo ele, a fachada exige “manutenção zero”: “Em sete anos, nunca foi necessário lavar”.

 

Ele diz que em um novo projeto, em Campinas (SP), a fachada será instalada sem alvenaria por trás: “Hoje já temos alternativas que permitem fachadas complexas”.

 

Valorização do empreendimento e atratividade para a região

 

Com unidades de 370 a 670 m2, 35 andares e as mais sofisticadas tecnologias prediais, o edifício Helen, no Tatuapé, teve suas vendas esgotadas antes do previsto e se tornou uma referência para o público de classes A e B da Zona Leste de São Paulo. “Pelo padrão dos nossos empreendimentos, o cliente espera diferenciais relevantes”, explica André Colletti, diretor da Porte: “Também pensamos em empreendimentos com fachada ativa para as pessoas usarem o espaço público à noite”.

 

André enumera várias razões para a opção pela Fachada Ventilada: “O modelo convencional daria problemas de respingo”. Ele pondera que seria impossível usar placas cimentícias e isso levou à busca de materiais mais leves: “Antes, as fachadas de grande formato apresentavam problemas de acoplamento”. Ele conta que, além da simplificação da obra pelo uso de componentes prontos de fábrica, também foram eliminados os custos de manutenção pós-obra. “O Helen virou uma referência na região por causa da fachada inovadora”, garante.

 

 

Leveza em espaço limitado

 

Instalado em uma região de alta densidade predial e com um terreno relativamente pequeno, o hospital Copa D’Or Star, do Rio de Janeiro, optou pela fachada ventilada, para criar uma referência moderna, sem contrastar com o contexto do bairro. “Queríamos um material leve e o Laminum veio em boa hora”, diz Rodrigo Sambaquy, da RAF.

 

Assim como no caso do Shopping JK, no Copa D’Or Star foi utilizada a tecnologia Cleantec. Karina explica que a aplicação de uma camada de dióxido de titânio faz com que não haja retenção de sujeira ou água de chuva, além de purificar o ar em um processo semelhante à fotossíntese. Em ambientes internos, é possível ainda uma formulação antisséptica.

 

A escolha do parceiro é decisiva

 

Karina explica que, nos projetos com sistemas construtivos inovadores, a Eliane TEC responde não apenas pelo material, mas também por serviços de gestão, logística e instalação: “Por isso, enfatizamos a recomendação de trabalhar com um parceiro homologado”.

 

Ela garante que a Eliane, além da fabricação de porcelanato para fachadas, oferece cortes especiais prontos de fábrica.

 

Karina também descreveu uma série de novos métodos de fixação, além de outras inovações para simplificar e acelerar a execução das obras. Ela explica que a Eliane TEC elabora um projeto executivo com todas as informações de modulação, detalhes do sistema e especificação dos materiais, oferecendo acompanhamento técnico em todas as etapas. O processo de execução é rápido, uma vez que os revestimentos cerâmicos e as ancoragens mecânicas são materiais pré-fabricados.

 

 

Um espaço para promover a inovação

 

Rodolfo Zagallo, presidente do C3, comemorou a densidade do conteúdo gerado nessa primeira edição de 2019 do Conexões e Rogério Longoni, diretor comercial da Eliane, afirmou que os participantes já esperavam uma oportunidade de esclarecer dúvidas com quem tem conhecimento avançado e experiência com inovação em construção civil: “Este show room foi feito para entregar eventos ao setor e reunir as pessoas para conversar sobre inovação”.

 

Confira o vídeo do evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.