Negócios

Conexões LIVE – O futuro do concreto e o concreto do futuro

Especialistas trouxeram ao debate temas importantes sobre as perspectivas e soluções do concreto. Vídeo com conteúdo na íntegra já está disponível.

A 2° edição do Conexões Live contou com o mediador, Paulo Oliveira – CEO da ARATAU Construção Modular, nosso colunista.

Paulo Oliveira – CEO da ARATAU Construção Modular

 Um tema envolvente por sua importância e versatilidade: O futuro do concreto e o concreto do futuro, este foi o assunto da segunda edição do Conexões LIVE, realizado nesta quinta-feira (02/07), através do Canal C3-Clube da Construção Civil.

Primeiro painelista, Paulo Bina – Diretor da Monobeton. Créditos: Portal C3.

Atualmente o concreto possui novas perspectivas e acompanha o forte movimento da industrialização. Para o debate sobre o cenário de patologias e soluções, três grandes nomes desse composto foram convidados: Paulo Bina – Diretor da Monobeton; Wagner Gasparetto – Sócio diretor da LPE e Geniclesio Santos – Sócio diretor da GMG Engenharia e Consultoria.

Segundo painelista, Wagner Gasparetto – Sócio diretor da LPE. Créditos: Portal C3.

Entre os assuntos nossos painelistas falaram sobre os avanços na tecnologia de produção de cimento e modelos de concretos: auto-adensáveis, “concreto verde”, para pisos industriais, translúcido,  pré-fabricados (produção off-site) e para impressão 3D. Um debate enriquecedor que apontou avanços ainda mais significativos para a próxima década, dados sobre a evolução dos aditivos e dos concretos, suas gerações e os saltos quantitativos na evolução das características mecânicas e sua durabilidade.

Terceiro painelista, Geniclesio Santos – Sócio diretor da GMG Engenharia e Consultoria. Créditos: Portal C3.

Grandes nomes da engenharia brasileira

 A abertura do evento contou com uma homenagem póstuma aos grandes nomes da engenharia brasileira, em tecnologia, patologia e terapia do concreto, que são referências na área por seus estudos e contribuições, foram eles: Eng. Ary Frederico Torres; Eng. Gilberto Molinari; Eng. Emílio Baumgart ; Eng. Luiz Alfredo Falcão Bauer; Eng. Francisco de Assis Basílio; Eng. Eladio G. Petrucci; Eng. Maria Aparecida Azevedo Noronha; Eng. Ragueb Chauki Banduk; Eng. Fernando Luiz Lobo Barbosa Carneiro; Eng. Hernani Savio Sobral; Eng. Epaminondas Melo do Amaral Filho; Eng. Salvador Eugênio Giammusso; Eng. Yasuko Tezuka; Eng. Simondi; Téc. Liberato Bernardo e Eng. Fernando Relvas; Eng. Joaquim Correia Xavier de Andrade Filho.

 

Eng. Emilio Henrique Baumgart, pai do concreto armado. Créditos: Portal C3.

Ao final das apresentações os painelistas responderam às perguntas dos internautas. A segunda edição do Conexões LIVE alcançou o número de trezentas interações, entre profissionais da construção civil, acadêmicos e estudantes.

Para quem quiser rever e para aqueles que não conseguiram acompanhar, já está disponível em nossa Home Page o vídeo na íntegra.

O material referente a esse debate será disponibilizado em formato E-book.

Ao todo serão nove lives, com temas diferentes e que mantém relação com o setor da construção civil.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro dos próximos temas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.