Negócios

CONEXÕES LIVE I – o futuro dos prédios comerciais pós covid-19

Entre os temas da primeira live do projeto Conexões (C3) foi discutido a relação entre colaboradores e os protocolos de ocupação em ambientes corporativos.

Entre as incertezas apresentadas no novo cenário pós pandemia a única confiança que temos é que os negócios, as empresas e as relações terão que ser reinventadas. Isso exigirá um enorme exercício estratégico, além do desenvolvimento de novas competências. Teremos que romper com o passado, para que possamos, rapidamente, planejar e construir o futuro.

Quais serão os impactos sobre a nossa rotina, nossos hábitos e para a vida das próximas gerações?

Para discutir os assuntos desse novo cenário, na última terça-feira (09/06), o C3 – Clube da Construção Civil, reuniu um time de profissionais da área e iniciou a série de encontros virtuais com o objetivo de propor soluções para essa nova realidade. O  primeiro debate teve a duração de 1h 40 min, com o tema: O futuro dos prédios comerciais pós covid-19 e os novos protocolos de ocupação, com os painelistas: Raul José de Almeida – Sócio Diretor TEKNIKA; José João Fiasco -Sócio diretor na Spherus Consultoria; Hilton Rejman – Vice Presidente Brookfield Brasil, Luiz Henrique Ceotto – Sócio Fundador URBIC e Paulo Oliveira – CEO ARATAU, como mediador do debate.

Créditos: Canal C3.

Entre os temas, foram discutidos:  o estabelecimento de novos protocolos de trabalho nos ambientes corporativos, a redução da densificação dos escritórios, o controle de acesso e da movimentação horizontal e vertical de pessoas, mudanças em sistemas de ventilação, condicionamento e tratamento do ar nos ambientes corporativos e coletivos, para evitar infecções e a propagação de vírus, bactérias e doenças .

A Pandemia força empresas a adotar novos hábitos e revela que modelos de negócios e de gestão devem ser repensados, entre tantos assuntos, a relação entre locador e locatário foi questionado por, Hilton Rejman – Vice Presidente Brookfield Brasil, responsável pelo gerenciamento de portfólios de parques logísticos e shoppings centers.

“Alguns locatários tiveram suas operações fechadas”, citou Hilton Rejman, sobre o momento de alguns colaboradores que tiveram a fonte de receita encerrada. Ganhou destaque a ampla e clara comunicação que a empresa manteve com o grupo.

Influência sistema de ar condicionado, propagação COVID.

Créditos: Canal C3.

“Diante dessa nova realidade, tivemos muita sorte até agora”, declarou Luiz Henrique Ceotto – Sócio Fundador URBIC, que comentou sobre o risco de a pandemia ser maior, e que o resultado dessa crise nos edifícios comerciais, dependerá da permanência da disseminação do vírus.

A higienização é outra questão muito discutida, pois o acesso e a circulação horizontal e vertical de pessoas em subsolos, halls, áreas comuns e elevadores exigirá maior controle e demandará bem mais da tecnologia, das ferramentas e da infraestrutura digital, para garantir a segurança de todos, o que levanta o questionamento sobre os sistemas de ventilação, condicionamento e tratamento do ar nos ambientes corporativos e coletivos.

Créditos: Canal C3.

“Ar condicionado é vilão, é a solução ou pode ser os dois?”, questionou Raul José de Almeida – Sócio Diretor TEKNIKA, que há trinta e quatro anos trabalha com projetos de edifícios corporativos.

O painelista lembrou que a atual norma de prevenção de ar condicionado sempre se preocupou com a contaminação externa, proteger o interno em relação ao externo. Porém hoje, a maior poluição é interna, e reforçou que: “As boas práticas de higiene, estão se perdendo e a grande palavra de hoje é a renovação de ar, aumentando a taxa de ar externo.”

Ao final das apresentações os painelistas responderam às perguntas dos internautas. Ao todo serão seis lives, com temas diferentes e que mantém relação com o setor da construção civil. O material referente a esse debate será disponibilizado em formato E-book e também em vídeo com os melhores momentos que ficará disponível em nosso Portal.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro dos próximos temas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *