Negócios

Como escolher a construtora para sua obra corporativa?

construtora

Um grande passo para muitas empresas é o momento de construir sua sede própria ou mesmo no momento de construir suas filiais. Para algumas este é um processo natural, mas para outras que estão no primeiro projeto, este é um momento extremamente importante. Vale destacar que tão importante quanto escolher o projeto da sua empresa é definir quem será a construtora responsável pela execução do projeto.

O projeto corporativo além do planejamento, precisa de cuidados especiais que construtoras especializadas já estão acostumadas, evitando assim falhas de processo ou atrasos e gerando melhoria de performance e possíveis redução de custos.

Mas como saber se uma construtora é realmente especializada?

1 – Peça o portfólio

Conhecer o portfólio de uma construtora vai ajudar a compreender qual o tipo de obra está apto a trabalhar, a qualidade do trabalho e também a possibilidade de conversar com os clientes para entender como foi o processo e o relacionamento.

2 – Verifique a documentação

Obras corporativas envolvem sempre altos valores, por isso é natural que você verifique a idoneidade da empresa.  

Um ótimo caminho para isso é realizar uma BID – Processo de Licitação, que envolve algumas etapas RFI, RFP e finalmente RFQ. Em resumo, nas duas primeiras etapas sua empresa vai receber informações de mercado e documentos para finalmente avaliar a proposta de custo.

3 – Faça uma reunião de apresentação.

Antes de mais nada é fundamental ter uma reunião para apresentação do escopo do projeto, o conhecimento do local da obra e também para que a construtora possa ter tempo para avaliar a legislação vigente.

4- Acompanhe o cronograma

Escolhida a construtora responsável pela obra é importante que esta empresa siga todo o cronograma apresentado, desde seu planejamento inicial, compra de materiais, execução dos serviços até a entrega, para que assim consiga atingir o cronograma estipulado.

5 – De olho nos gastos:

O orçamento de obras corporativas normalmente possui custos mais elevados. A correta gestão dos custos, com planilhas atualizadas e prestação de contas a cada etapa é importante para entender como está o orçamento e estar preparado para possíveis desvios de rota ou situações inesperadas.

6 – Cuidado com as normas:

Existem uma série de normas que devem ser seguidas para garantir a boa execução das obras, a NBR 15575 é uma destas que que trata do desempenho de edificações habitacionais e apresenta características indispensáveis de uma obra para o consumidor, com o objetivo de prezar pelo conforto, acessibilidade, higiene, estabilidade, vida útil da construção, segurança estrutural e contra incêndios

7 – Processos:

Ter processos claros, controlados, fácil acesso as informações e principalmente relatórios de acompanhamento são ideais para que as empresas que estão realizando obras em outras cidades, por exemplo, possam realizar a gestão de seus recursos.

8 – Entrega e pós obra:

O momento da entrega da obra é fundamental, por isso é importante ter um relatório final da entrega que deve ser assinado por todos os envolvidos e também ter uma garantia pós obra, para ajustes necessários. Dessa forma, uma construtora especializada no segmento proporciona mais segurança e tranquilidade não apenas na execução, mas após a entrega do projeto.

A Máximo Aldana tem experiência nesta área e segundo seu presidente, Máximo Rolando, cada vez mais os escritórios de arquitetura vêm buscando parceiros sólidos, com histórico de construção em diferentes cidades para se associar, pela tranquilidade que esta parceria pode proporcionar.

Branded Content

Maximo Aldana – Construtora e Incorporadora , que atua há mais de 22 anos no mercado com projetos na área residencial, comercial e de saúde e que está presente entre as 100 maiores construtoras do Brasil e entre as cinco maiores do ABC pela INTEC® 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.