Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Roberta Bigucci

Aumente a produtividade e as vendas com o ESG

Aumente a produtividade e as vendas com o ESG

Muitas pessoas me questionam se o ESG é apenas para empresas grandes, como já abordamos no artigo “ESG muito mais que um jogo de letras”. Podemos enxergar em pequenas ações algo grandioso dentro de cada uma dessas “letras”. E como fazer isso?

Podemos começar valorizando os diferenciais sustentáveis que certamente sua empresa já tem, e usar isso em treinamentos internos dos colaboradores, em apresentações de vendas, em blogs e canais on e offline, por exemplo.

Incentive seus colaboradores a identificar práticas sustentáveis na empresa. Você se surpreenderá com a quantidade de ações alinhadas ao ESG. E quando falamos em “sustentável”, estamos falando, também, do Social e de Governança, porque essa visão aparece automaticamente.

Em seguida treine as demais pessoas que ainda não estão familiarizadas e use isso para alavancar as vendas, principalmente durante as interações com clientes. Por exemplo, se o imóvel foi construído com materiais sustentáveis ou inclui espaços verdes, horta, lixeiras para reciclagem ou reuso de água, mostre como isso agrega valor ao bem-estar e à qualidade de vida. Os compradores mais conscientes, podem estar buscando imóveis com menor impacto ambiental e nem saberem disso, mas se seu time mostrar, ele vai se interessar, além disso, isso pode ser um diferencial decisivo para clientes que ainda estão indecisos.

No dia a dia, também podemos aumentar a produtividade, diminuindo papeis, trocando contratos e documentos impressos por on-line, com assinaturas digitais. Além de reduzirmos deslocamentos e, consequentemente, emissão de carbono, reduzimos o consumo de papel e energia. E, até mesmo, o simples fato de não ter que ir até a impressora do outro lado do prédio para buscar seu contrato, também ajuda na produtividade. 

Além disso, quando os colaboradores estão conscientes do que tem na empresa, isso aumenta a confiança, pois corretores mais bem informados podem converter objeções de clientes em oportunidades, destacando como a sustentabilidade é um fator de valorização a longo prazo.

No caso de imóveis, isso pode incluir economias em contas de água e energia, devido à eficiência de recursos, além da valorização do imóvel ao longo dos anos, pois imóveis que seguem práticas sustentáveis, tendem a ter menores custos operacionais, aumentando a atratividade do investimento para os compradores preocupados com suas finanças a longo prazo.

Com o tempo e a continuidade dessa visão mais prática do ESG, poderemos notar um engajamento social e um maior senso de comunidade. Corretores podem mostrar aos clientes como esses valores criam um ambiente de moradia mais seguro e colaborativo. 

O presidente da MBigucci, Dr. Milton Bigucci, meu pai, por exemplo, faz questão de estar presente e conversar com os clientes em cada entrega que fazemos. Ele sempre ressalta sobre esse senso de comunidade aos futuros moradores. 

Em 41 anos de empresa, já entregamos 472 empreendimentos, e desde o primeiro em 1986, ele fala sobre isso. Vejam, já eram o S (Social) e o G (Governança) do ESG desde sempre, ele só não sabia. Portanto, volto a afirmar, procure na sua empresa que certamente as pequenas ações estão na sua frente e já é tão natural que você ainda não se deu conta que faz parte desse mundo do ESG.

Acredite e confie. Está mais perto do que você imagina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.