Roberta Bigucci

Aumente a produtividade e as vendas com o ESG

Aumente a produtividade e as vendas com o ESG

Muitas pessoas me questionam se o ESG é apenas para empresas grandes, como já abordamos no artigo “ESG muito mais que um jogo de letras”. Podemos enxergar em pequenas ações algo grandioso dentro de cada uma dessas “letras”. E como fazer isso?

Podemos começar valorizando os diferenciais sustentáveis que certamente sua empresa já tem, e usar isso em treinamentos internos dos colaboradores, em apresentações de vendas, em blogs e canais on e offline, por exemplo.

Incentive seus colaboradores a identificar práticas sustentáveis na empresa. Você se surpreenderá com a quantidade de ações alinhadas ao ESG. E quando falamos em “sustentável”, estamos falando, também, do Social e de Governança, porque essa visão aparece automaticamente.

Em seguida treine as demais pessoas que ainda não estão familiarizadas e use isso para alavancar as vendas, principalmente durante as interações com clientes. Por exemplo, se o imóvel foi construído com materiais sustentáveis ou inclui espaços verdes, horta, lixeiras para reciclagem ou reuso de água, mostre como isso agrega valor ao bem-estar e à qualidade de vida. Os compradores mais conscientes, podem estar buscando imóveis com menor impacto ambiental e nem saberem disso, mas se seu time mostrar, ele vai se interessar, além disso, isso pode ser um diferencial decisivo para clientes que ainda estão indecisos.

No dia a dia, também podemos aumentar a produtividade, diminuindo papeis, trocando contratos e documentos impressos por on-line, com assinaturas digitais. Além de reduzirmos deslocamentos e, consequentemente, emissão de carbono, reduzimos o consumo de papel e energia. E, até mesmo, o simples fato de não ter que ir até a impressora do outro lado do prédio para buscar seu contrato, também ajuda na produtividade. 

Além disso, quando os colaboradores estão conscientes do que tem na empresa, isso aumenta a confiança, pois corretores mais bem informados podem converter objeções de clientes em oportunidades, destacando como a sustentabilidade é um fator de valorização a longo prazo.

No caso de imóveis, isso pode incluir economias em contas de água e energia, devido à eficiência de recursos, além da valorização do imóvel ao longo dos anos, pois imóveis que seguem práticas sustentáveis, tendem a ter menores custos operacionais, aumentando a atratividade do investimento para os compradores preocupados com suas finanças a longo prazo.

Com o tempo e a continuidade dessa visão mais prática do ESG, poderemos notar um engajamento social e um maior senso de comunidade. Corretores podem mostrar aos clientes como esses valores criam um ambiente de moradia mais seguro e colaborativo. 

O presidente da MBigucci, Dr. Milton Bigucci, meu pai, por exemplo, faz questão de estar presente e conversar com os clientes em cada entrega que fazemos. Ele sempre ressalta sobre esse senso de comunidade aos futuros moradores. 

Em 41 anos de empresa, já entregamos 472 empreendimentos, e desde o primeiro em 1986, ele fala sobre isso. Vejam, já eram o S (Social) e o G (Governança) do ESG desde sempre, ele só não sabia. Portanto, volto a afirmar, procure na sua empresa que certamente as pequenas ações estão na sua frente e já é tão natural que você ainda não se deu conta que faz parte desse mundo do ESG.

Acredite e confie. Está mais perto do que você imagina.

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