Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Colunistas

Panorama Inovação

Panorama Inovação

Por Vinicius Borghese/panorama inovação

O propósito deste novo espaço será trazer temas para a reflexão de todos os leitores, proporcionar a troca de ideias e experiências, mantendo-o assim o mais colaborativo possível, tendo como objetivo principal o crescimento e desenvolvimento conjunto do mercado imobiliário, de seus parceiros e consumidores – afinal, não existe mercado sem consumidor.

Como primeiro tema para reflexão trago apenas uma palavra: INOVAÇÃO. Termo que está na boca de quase todo profissional e empreendedor, tema garantido em palestras e seminários e que se tornou praticamente obrigatório para líderes e gestores.

Afinal, estamos inovando?

Inovação para a maioria das pessoas pode significar apenas a aquisição da última tecnologia, de um novo ERP, a utilização ou desenvolvimento de aplicativos, projetos em BIM e até uso de drones – mas será que é só isso mesmo?

Basta adquirir tecnologia, implantarmos e do dia para a noite, como em um passe de mágica, os problemas enfrentados durante todos estes anos pelo mercado estarão resolvidos, os custos reduzidos e os resultados maximizados. E o mais importante: nosso cliente completamente satisfeito e feliz.

Repito, será que é só isso mesmo?

Vou afirmar algo que talvez soe um pouco estranho, gere alguma discussão e muita reflexão – afinal, a ideia desta coluna é exatamente essa:

Inovação não está na utilização ou aquisição da última tecnologia, mas sim nas pessoas.

A tecnologia nos apresenta e disponibiliza ferramentas cada vez mais incrementadas e acessíveis, algumas, inclusive, gratuitas, mas ainda assim são apenas ferramentas que necessitam das pessoas para entender a sua correta aplicação e utilização para que os resultados aconteçam. É aí que mora a inovação.

Inovação tem de ser tratada como uma cultura que é incentivada pelos gestores, aplicada pelos líderes e, principalmente, aberta a todos os colaboradores. A inovação está na maneira como executamos as atividades do dia a dia, sendo a tecnologia o facilitador para realizar estas atividades de maneira mais eficiente e eficaz.

Estamos presenciando o surgimento de um novo mercado imobiliário e, junto dele, um novo consumidor habituado ao uso da tecnologia, acostumado com soluções inovadoras para seus problemas diários e que irá nos demandar novos desafios e soluções,

Deixo aqui uma última reflexão:

O que estamos inovando, então, para atendê-los?

Resposta

  1. Prezado VINICIUS
    Excelente a sua abordagem!
    A inovacao é a pa l avra da vez!
    Está na moda. Mas como implenentar um modelo que inclua e incentive a inovação?
    Primeiro é necessário mudar a cultura organizacional. Tirar as pessoas de sua zona de conforto é muito dificil, e a mudança deve ser paulatina e conduzisa com responsabilidade, pois a cultura organizacional é o amalgama que une a organização e vai sendo formada pelas políticas e as contribuições de todos os colaboradores em aperfeiçoar os processos.
    A mudanca em direção a uma empresa inovadora requer
    1. Uma gestão colaborativa. Migrar da gestao hierárquica para a gestão pir processos.
    2. Disponibilização aos colaboradores com softwares de informação e acessos a fontes de pesquisa e troca de opiniões entre eles ( um banco de dados segregado).
    3. Delegação de autonomia e responsabilidade para resolver problemas (isso requer treinamento e acompanhamento).
    4. Formação de grupos de trabalho que tenham como objetivo estimular, implamentar e monitorar os processos de inovação).
    5. Anuência explicita da alta direção sobre esse processo.
    Parabéns!!
    Grande abraço!
    Celio Placer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.