Por Vinicius Borghese/panorama inovação
O propósito deste novo espaço será trazer temas para a reflexão de todos os leitores, proporcionar a troca de ideias e experiências, mantendo-o assim o mais colaborativo possível, tendo como objetivo principal o crescimento e desenvolvimento conjunto do mercado imobiliário, de seus parceiros e consumidores – afinal, não existe mercado sem consumidor.
Como primeiro tema para reflexão trago apenas uma palavra: INOVAÇÃO. Termo que está na boca de quase todo profissional e empreendedor, tema garantido em palestras e seminários e que se tornou praticamente obrigatório para líderes e gestores.
Afinal, estamos inovando?
Inovação para a maioria das pessoas pode significar apenas a aquisição da última tecnologia, de um novo ERP, a utilização ou desenvolvimento de aplicativos, projetos em BIM e até uso de drones – mas será que é só isso mesmo?
Basta adquirir tecnologia, implantarmos e do dia para a noite, como em um passe de mágica, os problemas enfrentados durante todos estes anos pelo mercado estarão resolvidos, os custos reduzidos e os resultados maximizados. E o mais importante: nosso cliente completamente satisfeito e feliz.
Repito, será que é só isso mesmo?
Vou afirmar algo que talvez soe um pouco estranho, gere alguma discussão e muita reflexão – afinal, a ideia desta coluna é exatamente essa:
Inovação não está na utilização ou aquisição da última tecnologia, mas sim nas pessoas.
A tecnologia nos apresenta e disponibiliza ferramentas cada vez mais incrementadas e acessíveis, algumas, inclusive, gratuitas, mas ainda assim são apenas ferramentas que necessitam das pessoas para entender a sua correta aplicação e utilização para que os resultados aconteçam. É aí que mora a inovação.
Inovação tem de ser tratada como uma cultura que é incentivada pelos gestores, aplicada pelos líderes e, principalmente, aberta a todos os colaboradores. A inovação está na maneira como executamos as atividades do dia a dia, sendo a tecnologia o facilitador para realizar estas atividades de maneira mais eficiente e eficaz.
Estamos presenciando o surgimento de um novo mercado imobiliário e, junto dele, um novo consumidor habituado ao uso da tecnologia, acostumado com soluções inovadoras para seus problemas diários e que irá nos demandar novos desafios e soluções,
Deixo aqui uma última reflexão:
O que estamos inovando, então, para atendê-los?
Prezado VINICIUS
Excelente a sua abordagem!
A inovacao é a pa l avra da vez!
Está na moda. Mas como implenentar um modelo que inclua e incentive a inovação?
Primeiro é necessário mudar a cultura organizacional. Tirar as pessoas de sua zona de conforto é muito dificil, e a mudança deve ser paulatina e conduzisa com responsabilidade, pois a cultura organizacional é o amalgama que une a organização e vai sendo formada pelas políticas e as contribuições de todos os colaboradores em aperfeiçoar os processos.
A mudanca em direção a uma empresa inovadora requer
1. Uma gestão colaborativa. Migrar da gestao hierárquica para a gestão pir processos.
2. Disponibilização aos colaboradores com softwares de informação e acessos a fontes de pesquisa e troca de opiniões entre eles ( um banco de dados segregado).
3. Delegação de autonomia e responsabilidade para resolver problemas (isso requer treinamento e acompanhamento).
4. Formação de grupos de trabalho que tenham como objetivo estimular, implamentar e monitorar os processos de inovação).
5. Anuência explicita da alta direção sobre esse processo.
Parabéns!!
Grande abraço!
Celio Placer