O título deste artigo pode parecer impactante e até mesmo soar pejorativo para muitas pessoas, mas para o mercado imobiliário é a mais pura realidade. Com fortalecimento de algumas moedas estrangeiras frente ao real nestes últimos tempos – o dólar já subiu 22% no acumulado do ano, por exemplo -, a venda de propriedades por aqui tem sido muito favorecida.
Créditos: Divulgação.
O dólar (símbolo: $) é o nome comum de moedas oficiais de 9 países: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Hong Kong, Jamaica, Namíbia, Nova Zelândia, Singapura e Taiwan. O dólar dos Estados Unidos além de ser a moeda dos Estados Unidos é a moeda oficial do El Salvador, Equador, Ilhas Marshall, Micronésia, Países Baixos Caribenhos, Palau, Timor-Leste e o Panamá que usa as notas bancárias. É dividido em 100 centavos.
Em 15 de janeiro de 1520, o Reino da Boêmia começou a cunhagem de moedas de prata extraídas localmente em Joachimsthal (atual Jáchymov) e marcado no inverso com o leão tcheco. As moedas eram chamadas de joachimsthaler, que foi encurtado em uso comum para táler.
Os pesos espanhóis eram também conhecidos como dólares espanhóis. No século XVIII, o dólar de Lion foi substituído pelo dólar espanhol, as famosas peças de oito, que era distribuído pelas colonizações espanholas e pelas Filipinas.
E não é preciso morar no país para fechar negócio. Atraídos pelo potencial de rentabilidade, valorização ou somente pensando em comprar algo para realizar o sonho de passar férias com a família, quem vive no exterior – seja brasileiro ou estrangeiro – tem ótimas oportunidades.
Tratando-se de fonte de renda, como é o caso da aquisição de imóveis para investimento, a demanda vai desde aquele apartamento pequeno para locação, recorrente ou de temporada nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, até casas em condomínios mais luxuosos em lugares mais afastados, a exemplo de Trancoso, no sul da Bahia. Outra possibilidade é a de fazer um “estoque” de dinheiro utilizando a flutuação do câmbio para ganho de capital sobre uma venda de um imóvel adquirido anteriormente.
Créditos: Divulgação.
Falando em sonhos, o câmbio ainda tem ajudado especialmente os brasileiros que moram fora, uma vez que hoje está bem mais fácil realizar a compra de uma propriedade que tanto se deseja em nosso país.