Escrito por: Paulo Oliveira – CEO da ARATAU Construção Modular
A construção modular e off-site apresentam uma série de benefícios e impactos positivos para o ESG, no setor de construção. Não limitados a esses, veremos aqui alguns pontos que considero como resultados diretos da adoção e consolidação dos sistemas construtivos industrializados off-site pelas empresas do mercado.
Environment (E)
No âmbito ambiental (E), a abordagem sustentável resulta em maior eficiência energética, redução de resíduos e uso consciente de recursos naturais, além de contribuir para a diminuição da emissão de carbono, atenuando o impacto ao meio ambiente.
Social (S)
Na dimensão social (S), promove a segurança e saúde dos trabalhadores, oferecendo condições mais seguras e ergonômicas durante a fabricação dos módulos e a montagem no canteiro de obra. Também reduz o desconforto da comunidade vizinha ao local da obra, reduzindo a exposição ao ruído e à poeira.
Governance (G)
No contexto de governança (G), a transparência na cadeia de suprimentos é reforçada, garantindo a conformidade com normas e regulamentos, permitindo uma gestão mais eficiente de riscos. Empresas que adotam práticas sólidas de gestão de resíduos e a logística reversa na construção modular e off-site podem melhorar sua imagem e reputação junto aos clientes, investidores e comunidades. Ações sustentáveis e responsáveis são valorizadas e podem atrair mais negócios, além de criar vantagem competitiva.
A previsibilidade, maior produtividade e eficiência operacional possibilitam prazos de entrega bem mais curtos, maior volume de produção e melhores resultados, tornando a construção modular e off-site uma alternativa atrativa para investidores e para as empresas contratantes.
Em suma, a construção modular e off-site apresentam uma abordagem mais eficiente, abrangendo as dimensões ambiental, social e de governança. A fabricação em ambiente controlado permite maior qualidade e precisão nos detalhes construtivos, resultando em edifícios mais duráveis, confortáveis e com melhor desempenho. A adoção da construção industrializada é fundamental para impulsionar o setor de construção em direção a um futuro mais sustentável.