Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Colunistas Shirlei D'amico

Inovação Aberta: um por todos e todos por um

(imagem gerada por IA)

Escrito por: Shirlei D’Amico

A inovação é o progresso em qualquer setor, impulsionando o crescimento, a competitividade e a relevância no mercado. Nesta coluna, exploraremos como a abordagem do Open Innovation (ou Inovação Aberta) está transformando as empresas e como elas podem se beneficiar dela.

O que é Inovação Aberta?

A inovação aberta envolve a colaboração entre empresas, universidades, startups e outras organizações para desenvolver novas ideias, produtos e processos. Em vez de depender exclusivamente de recursos internos, as empresas buscam ativamente parcerias externas para acelerar a inovação. 

Segundo Henry Chesbrough, “inovação aberta é o uso de fluxos de conhecimento internos e externos para acelerar a inovação interna e expandir os mercados para o uso externo de inovação” (2003).

Conforme ilustrado na imagem abaixo, na Inovação Fechada (Closed Innovation) as ideias entram como matéria-prima, passam por um fluxo de aprovação interno e geram valor para a empresa e o mercado. Em contraste, na Inovação Aberta (Open Innovation), além do funil tradicional de inovação, a empresa está disposta a co-criar com outras empresas para desenvolver soluções inovadoras para seus projetos. 

Isso pode ocorrer quando uma empresa incorpora uma ideia ou tecnologia de uma parceira para reduzir custos nas primeiras etapas do funil, ganhar agilidade e trabalhar com especialistas. 

Também pode ocorrer quando a empresa disponibiliza uma tese, ideia ou tecnologia para ser desenvolvida por um stakeholder externo, ou quando acontece um spin-off, em que um projeto inovador não ligado ao core business da empresa evolui a ponto de ser mais interessante criar uma nova empresa para tocar a iniciativa.

Como implantar o Open Innovation?

Agora que já sabemos o que é Open Innovation, vamos apresentar alguns modelos para implementar essa estratégia na prática: 

  • Programa de Ideias 

Essa é uma maneira interessante de envolver todos os colaboradores da empresa na resolução de desafios estratégicos para o sucesso do negócio. Estudos mostram que 80% do potencial de melhoria de uma organização está nos colaboradores da linha de frente, resultando em grandes benefícios. 

Outra abordagem é envolver stakeholders externos, como fornecedores, clientes e o mercado em geral, gerando resultados surpreendentes. Alguns estudos mostram que 80% do potencial de melhoria de uma organização está nos colaboradores de linha de frente, os resultados são fantásticos.

  • Startups

Estar atento às startups é outra maneira de implementar a Inovação Aberta no seu negócio. As startups são organizações projetadas para desenvolver produtos ou serviços inovadores para resolver problemas específicos. 

Existem vários modelos de relacionamento com startups, sendo importante analisar qual melhor se enquadra na estratégia da empresa:

  • Corporate Venture: Investimento de fundos corporativos diretamente em startups externas.
  • Programas de Aceleração Corporativa: A própria empresa propõe um programa de aceleração para startups.
  • Relacionamentos Comerciais: Contratar startups como fornecedoras para ajudar nos processos de apoio e, às vezes, na resolução de problemas no core business da empresa.
 
Quais são os maiores desafios do Open Innovation?

Apesar dos benefícios, a Inovação Aberta enfrenta desafios. É importante identificar esses pontos e analisar como superá-los. Aqui estão os principais:

  • Gerenciar etapas do relacionamento: 

Startups são muito ágeis no avanço dos processos comerciais, enquanto grandes empresas precisam enfrentar muitas burocracias para garantir o sucesso desse relacionamento.

  • Encontrar a startup certa: 

A dificuldade de validar o estágio de maturidade e a utilidade da solução de uma startup para a empresa.

  • Estar por dentro do mercado: 

Manter-se atualizado é sempre um desafio, mesmo com muitos eventos e portais no Brasil abordando o tema. Para que grandes empresas se relacionem bem com startups, elas precisam:

  • Incorporar a Cultura da Inovação (pessoas);
  • Flexibilizar processos de contratação para startups;
  • Participar ativamente no ecossistema de inovação.

 

Conclusão

A Inovação Aberta é essencial para o sucesso a longo prazo de qualquer empresa. Adotar uma mentalidade voltada para a inovação e investir em parcerias estratégicas permite que as empresas não apenas sobrevivam, mas prosperem em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.